A lei antifumo está em vigor há um mês em São Paulo e, neste período, a Vigilância Sanitária e o Procon aplicaram em todo o Estado 198 multas a estabelecimentos que desrespeitaram a proibição do uso do tabaco em ambientes fechados de uso coletivo. O balanço foi divulgado na última quarta-feira (9), no Instituto do Câncer, na capital paulista, pelo governador José Serra e pelos secretários de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e da Justiça e Defesa do Cidadão, Luiz Antônio Marrey.
De 7 de agosto, quando a lei passou a valer, até o dia 6 de setembro, fiscais da lei visitaram 37.117 estabelecimentos, entre bares, restaurantes e casas noturnas. Das multas aplicadas, 87 foram registradas na cidade de São Paulo e 111 no interior.
Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde, 99,5% dos estabelecimentos em todo o estado aderiram à proibição ao fumo em ambientes fechados e de uso coletivo. ?Isso mostra que a lei pegou?, disse o governador. Serra acrescentou que o apoio da população foi fundamental para a aceitação da proibição. ?Não há lei que pegue sem a adesão da população? .
O secretário de Justiça e Defesa do Cidadão elogiou os paulistas. ?Esse grau de adesão mostra que quem vive no estado tinha consciência [dos males do fumo] .?
O secretário de Estado de Saúde comenta que mais de 80% dos fumantes apóiam a nova lei. ?Ela promoveu um intenso debate pela população e fez com que outros governos promovessem lei semelhante? , disse, citando o Rio de Janeiro, que tem projeto semelhante ao da lei paulista. ?São Paulo dá o exemplo? , completou.

COMPATILHAR: