Nesta segunda-feira (6), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), completa 62 anos. A data será comemorada na sede da empresa, em Belo Horizonte, e nas unidades regionais em todo o Estado. Participam do evento na sede em BH, a partir das 14h, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, e o presidente da Emater, Antônio Bandeira. Durante o evento, funcionários serão homenageados por tempo de serviço. Também serão lançados os livros ?Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas – Fundamentos e Aplicações? e ?Projeto Transformar: casos de sucessos dos jovens rurais mineiros?.
A Emater também comemora bons resultados. Hoje, em todo país, a Emater é considerada referência para outras empresas do mesmo setor. A instituição está presente em 792 municípios mineiros (93% do Estado), onde atua na prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural por meio de diversos programas e projetos, que priorizam o desenvolvimento rural sustentável. O foco das ações da Emater é o atendimento à agricultura familiar. O quadro de funcionários da empresa é composto por 2.185 profissionais. Só este ano foram 440 mil agricultores atendidos.
Os principais indicadores dos resultados da Emater, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), podem ser conferidos em programas como o Minas Sem Fome, Certifica Minas Café, Responsabilidade Ambiental, Agregaminas, Reforma Agrária e Projeto Transformar.

Publicações
O livro ?Projeto Transformar? relata experiências de sucesso envolvendo jovens que participaram das atividades do projeto. Uma iniciativa voltada para a qualificação da juventude rural. As ações visam o aprimoramento profissional, produção, trabalho e geração de renda. A obra foi organizada pelos extensionistas Faustina Maria de Oliveira, Guilhermina Maria Moreira, Maria Helena Alves da Silva, Silmara Aparecida Cota Campos, Valmar Gonçalves de Souza e Fabrício Sena.
Já o livro ?Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas – Fundamentos e Aplicações? é do coordenador técnico da Emater, Maurício Fernandes. A obra é destinada a técnicos e estudantes da área. O livro traz informações sobre como fazer o manejo de bacias hidrográficas e como planejar o uso múltiplo da água sem degradar o solo e comprometer a geração de renda.

COMPATILHAR: