O município de Bambuí terá suas ruas principais enfeitadas para o Natal e, de quebra, o volume de lixo será reduzido nesse final de ano. É o resultado do Natal Ecológico, uma iniciativa da equipe do VERdeMINAS, centro de educação ambiental mantido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), e da Prefeitura, que está custeando os materiais.
Flores, guirlandas, árvores, bolas de natal, anjos e outros adereços estão sendo produzidos com material reciclável nas oficinas de artesanato, realizadas em escolas e entidades sociais do município desde 13 de novembro. Já participaram cerca de 140 crianças e jovens. Na próxima semana, a Emater-MG promove mais quatro oficinas (veja locais abaixo), com a participação de alunos do ensino fundamental e médio das escolas locais, professores e membros dos clubes sociais de Bambuí.
A inauguração da decoração oficial do município será no dia 20 de dezembro, com uma série de apresentações no coreto da praça central, como teatro, coral infantil e adulto, grupo de dança, banda de cordas, recital de poesia. Uma das atrações será o Mocinhas de Ontem, grupo artístico da 3ª idade, que apresentará uma cantata. Serão montadas barracas para a venda de quitutes natalinos e artesanato da Associação Bambuiense de Artesãos (ABA). A chegada do Papai Noel a Bambuí está marcada para o dia 24, em uma charrete puxada por pôneis.
A ornamentação será toda à base de material reciclável, principalmente garrafas PET e CDs usados. A preparação do Natal Ecológico tem o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Rotary Club, Lions Club, empresários locais e outros voluntários.
Segundo uma das idealizadoras do projeto, Maria Helena Martins Chaves, da Emater-MG em Bambuí, a educação ambiental é o primeiro passo para a sistematização do aproveitamento do lixo. Os estudantes são entusiastas destes projetos e podem promover uma participação maciça da comunidade local, funcionando como multiplicadores, explica.
De acordo com o gerente do VERdeMINAS Bambuí, Valério Mendes Rezende, um dos objetivos é incentivar toda a população a utilizar material reciclável, com a preocupação de preservar o meio ambiente. Além de deixar a cidade mais bonita, essa iniciativa do Natal Ecológico tem nos possibilitado trabalhar temáticas socioambientais durante as oficinas, o que contribui para a formação ética e cidadã dos jovens do município, explica o gerente.
A Emater-MG mantém parceria em vários projetos de educação ambiental promovidos pela prefeitura do município e para o ano de 2010 já existe um de estudo do lixo na zona rural. O objetivo é integrar as duas escolas rurais existentes com as propriedades, de forma a levar estas posturas para a zona urbana, posteriormente. Atualmente, não há qualquer coleta seletiva sistemática ou destinação do lixo reciclável, exceto em iniciativas isoladas como a da Emater-MG.
Com um estudo do que se encontra no lixo rural, que tem se assemelhado muito ao que se produz na cidade, ações efetivas poderão ser realizadas. Em primeiro lugar, a instalação de uma usina de compostagem e o aproveitamento de forma responsável do que for separado através da coleta seletiva, por exemplo. Aqui na sede do VERdeMINAS separamos o material reciclável, mas como não temos para onde encaminhar, o caminhão do lixo mistura todos os resíduos e leva para o lixão municipal, explica Maria Helena. Mais informações pelo telefone: (37) 3431-1137, na unidade do VERdeMINAS em Bambuí.
Próximas oficinas de enfeites natalinos:
Associação Olga Chaves de Miranda Cardoso – 30/11/2009 – Bolas de PET
Escola Municipal Macionília Montijo – 01/12/2009 – Flores de PET
Cooperativa de Ensino de Bambuí – Pitágoras – 03/12/2009 – Bolas de PET
Escola Municipal Antonio Torres – 04/12/2009 – Bolas de PET

COMPATILHAR: