Frio na barriga é sempre, o tempo todo. É a sensação de quem voltou a ser novato. Depois de 25 anos no escritório de uma empresa, o advogado Orlando Stevax decidiu deixar o emprego e abrir uma imobiliária.
Thiago Ramaciotti também assumiu o risco. Aos 24 anos, já é dono de restaurante japonês. Nós fizemos um estudo de mercado na região e vimos que era carente de um restaurante japonês. Então resolvemos apostar na culinária japonesa.
O restaurante de Thiago e a imobiliária de Orlando já têm um ano. Foi difícil chegar até aqui. Thiago é solteiro e teve que vencer preconceitos com a idade.
Geralmente os funcionários acabam sendo mais velhos, então, esse relacionamento é um pouco mais difícil. Os funcionários acabam vendo minha força de vontade, o meu trabalho e acabam dando valor a isso, conta Thiago.
Ah, se fosse possível juntar a energia do mais jovem à sabedoria do mais experiente…
Num encontro com um consultor de negócios, os dois empresários tiveram a certeza de que essa união não só é possível como necessária.
O consultor da Sebrae, Renato de Andrade fala que o ideal é o empresário ter o conhecimento e a energia, independente da idade. Ter bastante energia de realização, energia empreendedora, e ter também bastante informação e conhecimento, que é trazer um pouco da sua própria experiência, da sua vivência, para tomada de decisões do dia a dia.
rlando reconhece que os mais jovens levam algumas vantagens. No caso do Thiago, essa parte de informática, assim como toda essa geração com informática no sangue, facilita em algum aspecto. E a gente tem que correr atrás, tem que estar aprendendo.
Thiago também tira a sua lição. Nós, os jovens empreendedores, temos que correr atrás de fontes para aprender e tentar errar menos. Correr atrás de empresários como o Orlando, experiência de empresários mais seniores, amigos, familiares. Conversar com eles sempre para buscar informação e errar menos.
Um bate papo que rendeu uma conclusão animadora.
Sempre é tempo para empreender. Acho que essa é a grande lição. Não tem idade. O empreendedor não tem idade. Temos aqui dois negócios promissores que vão fazer aqui muitas satisfações no futuro, finaliza o consultor.

COMPATILHAR: