Em tempos do ?politicamente correto?, uma das maiores preocupações das empresas que geram lixo é a destinação final e ecologicamente correta ao seu passivo ambiental. Em Formiga, a empresa Eufrásio Auto Peças, que além de vendas de peças automotivas é também especializada na troca de parabrisas, encontrou uma alternativa correta para dar fim a esses parabrisas inservíveis.
O problema é que, até há pouco tempo, esses parabrisas trocados geravam um passivo ambiental enorme e eram doados à Transformare, que os encaminhava para a reciclagem. Apesar de a Transformare trabalhar com a coleta de produtos para reciclagem, ela não é especializada nesta área e deixava em dúvida o destino final desse lixo. Diante do problema, a Eufrásio Auto Peças pesquisou e encontrou uma solução ecologicamente correta e socialmente responsável.
Na última segunda-feira (15), a empresa enviou cerca de 10 toneladas de parabrisas para a empresa Massfix, na cidade de Guarulhos (SP), especializada em reciclagem de vidros e que serão usados depois de tratados na indústria vidreira em geral e também na indústria ceramista. Com isso, ganha o meio ambiente e ganha a empresa, que dá um destino final de forma correta ao lixo gerado.
Nunca é demais lembrar que o vidro é um dos únicos produtos que, mesmo após descartado, é reaproveitado em cem por cento na reciclagem, desde que enviado para o local correto. Na prática, para cada tonelada de vidro que é recolhido e limpo, obtém-se uma tonelada de vidro novo.
Segundo Júbter Rodrigues, um dos diretores da empresa, ?todo o lixo gerado pela empresa tem uma destinação correta. A coleta dos produtos (embalagens plásticas, óleo e demais produtos) são recolhidos por empresas homologadas e autorizadas pelos órgãos fiscalizadores. Na maioria dos casos, a Eufrásio Auto Peças arca com os custos da coleta e destinação final dos produtos. Ma,s mesmo diante dos custos, para a empresa ainda é compensador, pois fica livre do lixo e não polui o meio ambiente? , finalizou o diretor.

COMPATILHAR: