No dia 19 de setembro, o Saae realizou processo licitatório para contratar empresa para realizar o concurso público da autarquia e do Previfor. No entanto, a firma vencedora, a Reis e Reis Auditores Associados, de Belo Horizonte, desistiu de prestar o serviço e o Saae terá de realizar outra licitação.

Segundo o pregoeiro do Saae, Wainy Torres, na abertura das propostas, a Reis e Reis apresentou proposta pela metade do valor das concorrentes. “Como a documentação da empresa estava toda correta e ela apresentou capacidade técnica, principalmente pelo histórico [no ano passado a Reis e Reis realizou concurso da Prefeitura de Contagem com mais de 13 mil participantes], ela foi declarada a vencedora”, explicou.

No entanto, as concorrentes estranharam a apresentação de um valor tão baixo, mas o representante da firma de Belo Horizonte garantiu que o preço estava certo.

Com isso, foram apresentados recursos pelas demais participantes da licitação e foi solicitada à empresa vencedora apresentação de planilha de preços. A Reis e Reis não entregou o documento e desistiu de oferecer o serviço, alegando que não conseguiria fazer pelo preço apresentado.

Processo administrativo

O Saae entrará com processo administrativo contra a Reis e Reis Auditores Associados, para garantir que a empresa não participe de novas licitações da autarquia. “Estamos analisando todas as medidas que podemos tomar contra a Reis e Reis. A atuação dela atrapalhou muito o Saae e deve ser punida por isso”, destacou Wainy.

 

Novo concurso

Após a desistência da Reis e Reis, a empresa que ficou no segundo lugar na licitação entrou com recurso solicitando ser declarada a vencedora. No entanto, como não houve a fase de lances no processo, isso não pôde ocorrer, já que não foi dada a oportunidade das demais empresas apresentarem nova proposta.

Por isso, o Saae abrirá nova concorrência para escolher a empresa que fará o concurso público. A autarquia anunciará em breve a abertura de novo edital. “O Saae e o Previfor estão com grande necessidade de servidores. Infelizmente, esse fato que culminou com o cancelamento da licitação prejudica muito as duas autarquias. Mas o departamento de licitação do Saae está trabalhando duro para fazer um novo processo o mais rápido possível”, lamentou o prefeito Eugênio Vilela.

 

Fonte: Departamento de Comuicação||

COMPATILHAR: