Em dezembro, o grupo Viva, que atua na área de eventos, deve lançar sua primeira franquia e ajudar a engrossar o número de marcas mineiras que operam no sistema. Hoje, cem empresas do Estado são franqueadoras, o que equivale a 5% das marcas nacionais. A meta é chegar a 10% até 2013, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). É uma participação pequena e estamos trabalhando para aumentar, diz o diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF) no Estado, Aristides Newton.
A expansão do Viva por meio de franquia está sendo desenhada com o apoio do programa Minas Franquia, do Sebrae, que vai colocar outras quatro empresas de Belo Horizonte no sistema até o fim do ano. O crescimento por meio de loja própria, para o pequeno empresário, pode ser difícil e a franquia pode ser uma boa opção, desde que ele esteja estruturado, diz a analista da unidade de acesso a mercados do Sebrae-MG, Alessandra Ribeiro.
O sócio do Viva, Renato Filgueiras, explica que a empresa foi criada em Juiz de Fora, na Zona da Mata, quando ele e os sócios ainda eram universitários. Depois, eles aprimoraram o negócio, se profissionalizaram e expandiram para Belo Horizonte. O Viva trabalha com festas de formatura, casamentos e debutantes. Os sócios criaram uma metodologia de gerenciamento para o cliente e buscam constantemente inovações para as festas. Queremos vender esse know-how, diz. A primeira franquia deve ser em Ipatinga.
A Essenciale Soluções em Ambientes, é outra que vai entrar no mercado de franquias em dezembro. É uma maneira de garantir a expansão. Em vez de investir em lojas, eu amplio a fábrica e busco parceiros, diz Rafael Fonseca Reis, um dos sócios. A meta é abrir duas unidades por ano nos próximos cinco anos. A Grande Belo Horizonte comporta umas 15 lojas, calcula.
A assessoria esportiva BH Race já lançou sua franquia, mesmo sem planejamento. A empresa, com sede na capital, tinha alunos também em Governador Valadares, de onde veio a proposta do negócio. Um dos alunos quis investir e abrimos a franquia, conta Iuri Lages, um dos sócios. Agora, ele busca a profissionalização do modelo e acredita que o interior tenha muito potencial. Tem muito corredor sem orientação, diz.
Feira
De 3 a 5 de novembro, acontecerá no Minascentro, em Belo Horizonte, a 12ª Franchising Fair, uma feira que vai reunir oportunidades em diversos setores do franchising.

COMPATILHAR: