O prazo de entrega do comprovante de rendimentos pelas empresas aos seus funcionários, documento necessário para fazer a declaração do Imposto de Renda 2011, termina nesta segunda-feira (28), último dia útil de fevereiro. A partir desta terça-feira (1), os contribuintes poderão baixar o programa do IR na página do Fisco para preencher as suas declarações.
Neste ano, os documentos começam a ser recebidos pelo Fisco em 1º de março. O prazo se estende até 29 de abril e, quem perdê-lo, está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. A expectativa do órgão é de receber 24 milhões de declarações em 2011.
O comprovante de rendimentos deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos pelo trabalhador em 2010 e o do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no período. No ano que vem, a multa por não entregar o documento dentro do prazo, ou apresentá-lo com informações incorretas, foi mantido em R$ 41,73 por funcionário.
Cruzamento de dado
As informações contidas no comprovante de rendimentos são cruzadas com as fornecidas na Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), que as empresas também devem remeter à Receita Federal também até 28 de fevereiro. Caso a Receita encontre divergências, a declaração é retida na chamada malha fina até que as partes solucionem as pendências.

COMPATILHAR: