A partir deste ano, todos os estudantes que ingressarem ou concluírem os cursos de graduação avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) terão de realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As Instituições de Ensino Superior (IES) deverão inscrever seus estudantes no exame entre os dias 29 de junho e 31 de agosto. As provas ocorrerão dia 8 de novembro.
A nova norma está prescrita na portaria nº 108, publicada no Diário Oficial da União em janeiro deste ano. Nas edições anteriores, o exame era realizado por amostragem, com base na seleção dos alunos feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A lista dos estudantes que participarão do exame será divulgada até o dia 10 de setembro e, até 26 de outubro, os respectivos locais de aplicação das provas
As graduações que serão avaliadas nesta edição são administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo.
Serão analisados também, pela primeira vez, os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.
Entre ingressantes estão os estudantes que até 1º de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Os denominados concluintes são os alunos que, até a mesma data, tiverem cursado pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo da graduação ou que tenham condições acadêmicas de conclusão neste ano letivo.
Ficam dispensados do Enade os estudantes que colarem grau até 31 de agosto de 2009 e os que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização do exame. Ingressantes e concluintes ausentes em edições anteriores precisam regularizar a situação para fazer a prova.

COMPATILHAR: