Terminou na sexta-feira (11), o prazo de inscrições para o 40º Festival Nacional da Canção. De acordo com a organização do evento, compositores de quase todos estados brasileiros se inscreveram e até o momento o número de inscrições apuradas já superou o índice de participantes do ano passado, quando cerca de 2.500 compositores de 24 estados diferentes realizaram suas inscrições. Além do troféu Lamartine Babo os candidatos concorrerão a R$186 mil em prêmios.
Dividido em cinco etapas eliminatórias, o 40º Fenac está programado para os dias 30 e 31 de julho em Extrema, 6 e 7 de agosto em Formiga, 13 e 14 de agosto em Pouso Alegre, 20 e 21 de agosto em Varginha e nos dias 27 e 28 de agosto em Três Pontas. Dos compositores inscritos, 150 serão classificados para se apresentarem (30 em cada cidade), de onde serão selecionados seis semifinalistas por município. Em Boa Esperança acontecerão as duas semifinais nos dias 4 e 5 de setembro e a apresentação dos 10 finalistas, no dia 6 de setembro.
Nesta edição, para comemorar a 40ª edição ininterrupta do festival, a organização preparou uma programação muito especial. Para isso, o projeto 2010 foi incluso em uma vertente cultural muito mais ampla que promove, também, o cinema, teatro, dança, poesia, artes plásticas, música nas ruas e oficinas culturais. O objetivo principal é valorizar e divulgar a cultura nacional.
Nas seis cidades sedes do Festival Nacional da Canção a população terá acesso gratuito às mostras de cinema, teatro, dança, artesanato, além de poder presenciar apresentações de bandas nas ruas, praças e auditórios. Exposições artísticas e oficinas culturais também serão oferecidas à população. O concurso literário ?Jovens Compositores? será realizado nas escolas de primeiro e segundo graus dos municípios. As poesias vencedoras serão publicadas nos livros de música do evento.
O Festival Nacional da Canção é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Lei Rouanet. Mais informações pelo (35) 3221-1020.

COMPATILHAR: