Dia 15 de dezembro foi encerrado o Projeto de Inclusão Digital e Social idealizado pelo coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Alexandre Magno de Sousa. Na ocasião as crianças que participaram do projeto de extensão tiveram sua última aula e, em seguida, participaram de uma confraternização.
O trabalho foi direcionado a menores carentes de Formiga/MG e tratou-se de uma atividade vinculada ao Programa de Extensão Permanente, financiado pela Instituição. As aulas foram realizadas entre os dias 14 de setembro e 15 de dezembro, às terças e quintas-feiras, das 9 às 10h30, no Laboratório de Programação e no Laboratório de Hardware & Redes do UNIFOR-MG.
O coordenador comentou que o trabalho teve como objetivo permitir às crianças que ainda não tinham acesso ao computador e à Internet aprenderem a utilizar os recursos oferecidos pelo computador como ferramenta. Dessa forma, foi proporcionado um ambiente em que ela pode deixar de ter, simplesmente, um papel passivo de consumidor de informações e passou a ser um futuro produtor de conhecimentos e serviços desta geração, comentou. Além disso, o projeto visou orientar e educar as crianças com relação à segurança na Internet, principalmente em sites de relacionamento, comunidades virtuais e programas de comunicação, como, por exemplo, o MSN e o Orkut.
Para o coordenador, o projeto foi muito positivo e nós conseguimos atingir todos os seus objetivos. Das vinte crianças selecionadas, quinze participaram assiduamente. A intenção para os próximos anos é dar continuidade ao projeto estendendo-o também a adultos que ainda não tiveram oportunidade de aprender a utilizar o computador. Como houve um grande número de inscrições para o projeto neste ano não vamos abrir inscrições para o primeiro semestre do ano que vem, para que todos os inscritos em 2009 tenham a oportunidade de participar. O Programa de Extensão Permanente da Instituição deu todo o apoio para que o projeto fosse realizado. Agradeço a Reitoria e ao CEPEP do UNIFOR/MG que acreditaram e apoiaram a iniciativa; a Coordenação do Curso de Serviço Social, Profa. Flávia Canesqui, e aos alunos de Serviço Social, que realizaram a triagem e seleção das crianças inscritas; e também ao instrutor de informática do projeto, estagiário do Curso de Ciência da Computação, Tiago Alves de Oliveira, que com muita dedicação e compromisso esteve em todas as aulas incentivando e apoiando as crianças.

COMPATILHAR: