Cerca de 1.200 pessoas devem participar do evento da ?XIII Edição do Encontro Regional da 3ª Idade?. O evento promovido pela Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, ocorrerá nas dependências do Caic. O evento contará com a presença de participantes de várias cidades vizinhas.
?Trata-se de uma confraternização que se realizou em tantos outros municípios e, agora, chega até a nossa terra, para acolhermos os nossos irmãos idosos, vindouros de outros municípios. Idosos estes, que reúnem competências, sensibilidades e compromissos, deixando marcado seu legado?, comentou a secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Marilúcia Pimentel.
O evento visa a contribuir para um envelhecimento saudável e com qualidade, promovendo sua integridade, ampliando seus laços de amizade com pessoas de outras localidades. ?O impacto será aferido principalmente pela possível transformação de seus hábitos de vida, passando a ter maior comprometimento com suas atividades diárias, com consequente melhoria na qualidade de vida, envolvimento nas atividades grupais e maior interação com o social?, complementou Marilúcia Pimentel.
A Secretaria de Desenvolvimento Humano está empenhada em criar um Projeto de Lei para formação do Conselho Municipal do Idoso, uma medida considerada importante meio de democratização das políticas públicas para o idoso, que possibilitará a implementação de programas sociais mais adequados à demanda local e maior eficácia na prestação de serviços, consolidando a obtenção de conquistas e garantindo, assim, os direitos dos usuários. O artigo 7º da Lei nº 8.842 de 1994 determina: ?Compete aos Conselhos dos Idosos, o acompanhamento, a fiscalização e a avaliação da política nacional do idoso, no âmbito das respectivas instâncias político-administrativas?.

COMPATILHAR: