Nesta quinta-feira (24), foi realizado o ?Encontro da Comunidade Operacional? (ECO) da 7ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, no Clube Náutico Formiguense. O evento reuniu cerca de 115 militares de 83 cidades, como comandantes de região, de batalhões de companhias independentes de pelotões e de destacamentos.
Os temas abordados da doutrina da Polícia Militar foram variados, como a segurança pública na região. O comandante da 7ª Região da PM, coronel José Fernando Cantarino, explicou que os assuntos abordados foram de relevância e importantes para melhorar a prestação de serviços à comunidade. ?A finalidade é nivelar o conhecimento de todos os profissionais, uma vez que há um número diferenciado de habitantes em cada cidade. É preciso que a PM faça uma análise para o cumprimento das nossas metas. A ideia é realizar um encontro pelo menos uma vez por mês para essa troca de experiências?, disse.
O chefe do estado maior da PM, coronel Gilberto Cabral Costa, de Belo Horizonte, falou sobre as várias metas da Polícia Militar. ?O objetivo deste encontro é levar aos policiais militares o pensamento do comando, o que queremos que eles façam, além do contato direto com a comunidade. Não adianta policiais de uma cidade grande serem bem treinados e os de cidades pequenas ficarem esquecidos. A Polícia Militar deve ser tratada de uma forma igual, com garantias de ir e vir?.
O tenente coronel Wagner Soares Sant?Ana da 13ª Companhia Independente de Formiga ressaltou que ?é de suma importância o encontro para a cidade de Formiga, que é uma forma de criarmos laços com as outras unidades militares fazendo assim uma gestão extensiva?.
O evento reuniu militares da 7ª região da Polícia Militar (Bom Despacho), 7º batalhão da Polícia Militar (Bom Despacho), 12º batalhão da Polícia Militar (Passos), 23º batalhão da Polícia Militar (Divinópolis), 7ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito (Bom Despacho), 19ª Companhia Independente (Pará de Minas), 20ª Companhia Independente (São Sebastião do Paraíso) e a 13ª Companhia Independente (Formiga).
Durante o encontro, os policiais participaram de palestras e oficinas como: os quadros de efetivos da PM em fração no nível de municípios; o papel do conselho comunitário de segurança pública; discussão da participação da polícia na redução da criminalidade e outras atividades.

COMPATILHAR: