A uma semana do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio), é natural que os estudantes sintam ansiedade perante a maratona de provas que irão enfrentar nos dias 3 e 4 de outubro. Baladas durante esta semana, por exemplo, estão fora de cogitação; entenda por quê.
Cansaço e bebidas alcoólicas devem ser evitados antes dos dias de provas, pois podem provocar alteração de humor, e isso pode prejudicar a concentração e a compreensão do estudante. A pesquisadora Hanna Antunes, do Centro de Estudos de Psicobiologia do Exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que a ingestão de bebida não é aconselhada devido ao efeito bifásico que provoca: a pessoa primeiro fica feliz e, depois, fica triste, desanimada; isso pode afetar o desempenho no Enem.
A privação de sono também modifica o estado normal do estudante: a pessoa que não dorme pode desenvolver primeiro o mau humor; depois, vêm o déficit de atenção, de memória e a dificuldade de planejamento, raciocínio e tomada de decisões. Por último, a parte física pode ser afetada, com o desenvolvimento de alguma doença. As recomendações dão a impressão de conselho de avó, mas funcionam, diz a pesquisadora.

COMPATILHAR: