A Secretaria Municipal de Saúde realizou na quarta-feira (5), uma capacitação direcionada a enfermeiros que trabalham com coleta de material para exames citopatológicos, como o preventivo Papanicolau, que é fundamental para o rastreamento do câncer de colo uterino. A atividade ocorreu no auditório da secretaria e foi ministrada pelo Instituto de Prevenção e diagnósticos J. Janini (IPD).

A capacitação abordou a identificação de lesões precursoras de câncer de colo, a evolução do câncer do colo e suas fases com foco voltado para a coleta correta de material, objetivando a identificação precoce dessas lesões e, consequentemente, evitar o carcinoma invasor no colo do útero.

A IPD é uma empresa de Varginha e muito conceituada no mercado em analises citopatológicas. A partir da semana que vem, ela realizará a análise dos exames Papanicolau de Formiga. A empresa presa muito pela qualidade e rapidez na entrega dos resultados dos exames.

De acordo com a secretária de Saúde, Denise Mota, tomando conhecimento dos atrasos para a entrega de resultados dos exames citopatológicos que estavam sendo realizados em Divinópolis, a Secretaria de Saúde não mediu esforços para resolver a questão. “Diante disso, a secretaria conseguiu convênio com essa empresa de Varginha e realizou a capacitação para os enfermeiros, visando à garantia de uma melhor assistência à mulher”.

A secretária agradece aos servidores que não mediram esforços para resolver a questão, em especial às servidoras do Departamento de Epidemiologia, Marilene e Ana Dalva. “A equipe trabalha com dedicação e compromisso e isso é de grande valor para a saúde de nossos munícipes”.

(Foto: divulgação Decom)

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: