Não bastasse o imenso desafio que é enviar um foguete até Marte, a Nasa deu início, nesta semana, a uma missão que leva um drone para explorar a superfície do planeta vermelho e, na equipe responsável pelo feito, tem DNA brasileiro.

Ivair Gontijo, da cidade de Moema, faz parte de uma família humilde, perdeu o pai cedo e conta que não imaginava que fosse conseguir nem fazer o ensino médio. Conheceu uma televisão pela primeira vez em 1969, durante a transmissão da chegada do homem à Lua. Esse fato marcaria a sua vida e serviria de inspiração ao longo de toda a sua carreira.

O engenheiro tem oito irmãos e trabalhou como engraxate. Ainda pequeno descobriu que gostava de matemática, foi estudar no Colégio Agrícola em Bambuí MG (IFMG campus Bambuí). Se formou em física e fez mestrado. Foi fazer doutorado na Escócia e logo começou a trabalhar na Califórinia.

Ivair estudou comportamento do raio laser, o que foi fundamental para o seu novo trabalho. Atualmente, ele coordena a Equipe Perseverança de engenheiros em vários lugares do mundo.

A primeira tarefa do Drone que será enviado a Marte será procurar sinais de vida microbiana. O Drone Engenhosidade vai fotografar e filmar imagens que serão mandadas a terra a procura de vida microbiana. 

Ivair lançou um livro onde conta toda a sua experiência como cientista da Nasa. 

Fontes: Iguatama Agora e G1

COMPATILHAR: