A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a comercialização da lente intraocular para correção de miopia no país. A novidade promete trazer mais praticidade aos usuários de lentes corretivas, deixando de lado o incômodo causado pelo uso de óculos em alguns, ou mesmo o uso de lentes de contato, que, quando mal utilizadas, podem agravar a saúde ocular.
O novo método corretivo é implantado na frente da íris, sem mexer no cristalino do olho (como acontece com lente para correção de catarata) e sem desgastar a córnea (consequência da cirurgia a laser para miopia). A adesão do órgão federal foi aprovada para miopias de 6º a 16,5º. Ainda assim, alguns oftalmologistas aconselham o implante a partir dos 9 graus.
A cirurgia para o implante da lente dura em média 30 minutos e não requer internação do paciente. No entanto, procedimento precisa ser realizado em um centro cirúrgico. Durante a intervenção, é feita uma incisão de três milímetros para a introdução de um cartucho que leva a lente para dentro do olho. Uma vez no olho, a lente é injetada no local e adapta-se ao espaço interno, apoiando entre a íris e a córnea.

COMPATILHAR: