A Acif/CDL realizou, na quinta-feira (18), o “Treinamento Delegacia Virtual”. O curso foi realizado pelas polícias Militar e Civil e os Cartórios de Formiga.

O treinamento foi realizado  na sede da  Acif/CDL e regido pelo capitão da PM Wagner Valadão Silva, pelo sargento PM Kênio A. Ferreira e pelo chefe Regional de Cartórios, Fábio Augusto do Prado, que capacitaram representantes de 15 entidades da cidade a emitirem Boletins de Ocorrência (BOs – REDs), sem a necessidade de acionar a Polícia Militar.

A emissão para esses representantes está limitada apenas em três situações: Registro de desaparecimento de pessoas e/de pessoas encontradas, perda de documentos e/ou objetos; e acidentes de trânsito “sem vítimas” e que não haja necessidade de perícia – o que pode ser feito em até 30 dias após o ocorrido.

Os BOs (REDs) serão feitos e registrados somente via online, e a vítima deve possuir algum e-mail. A vítima receberá pelo e-mail fornecido, o comprovante do registro da ocorrência, para que possa utilizá-lo no que for necessário. Os BOs podem serão emitidos no site da PMMGA

Os representantes não poderão emitir os BOs nos casos que envolvam valores superiores a R$ 10 mil, no caso da vítima ser menor de idade, só acompanhada de um responsável e em caso de sustação de cheque, o cidadão deverá primeiro contatar o banco.

Quanto ao atendimento no Posto Militar no Terminal Rodoviário, os BOs só serão feitos quando as ocorrências forem de casos ocorridos em datas passadas e não possam ser feitos pelos representantes.  Lembrando que o posto da PM funciona de segunda a sexta-feira de 8h30 às 18h e nas quarta-feira de 8h30 às 12h.

Na Base Móvel, localizada na praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, os BOs só são emitidos em datas especiais, tais como: ocorrências de momento e/ou nos períodos natalino, dia das mães, namorados, etc. Em casos e fatos graves e urgentes o ideal é mesmo usar o telefone 190.

 

Estiveram presentes no treinamento representantes de 15 entidades da cidade: Acif/CDL, Consep, Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário (STICMF), Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (STSSF), Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintramfor), Sindicato dos Produtores Rurais (Sinrural), Sindicato dos Trabalhadores no Comércio (Sintcom), Sindical das Indústrias de Cal (Sindcal), Sindicato das Indústrias do Vestuário (sindvesf), OAB, Mão Amiga, Narcóticos Anônimos (NARRCC), e Rotary Clube.

treinamento 1

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: