A equipe de educação para o trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) fecha o primeiro semestre de 2011 com um saldo de 363 ações realizadas em todo o Estado – praticamente duas por dia -, entre blitze educativas, palestras, cursos e seminários. O objetivo dos trabalhos, que nesse período alcançou mais de 71 mil pessoas, é promover a educação e a segurança no trânsito, conscientizar os motoristas e pedestres e a reduzir acidentes.
Segundo Rosely Fantoni, coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito do DER/MG, o programa educativo realizado pelo órgão busca atingir todos os atores envolvidos no trânsito, como pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e usuários do transporte coletivo. ?O trabalho também visa capacitar professores e educadores para que possam agir como multiplicadores, disseminando atitudes, valores e comportamentos que valorizem o respeito à vida?, enfatiza.
Fantoni adianta que já estão previstas outras ações para o segundo semestre de 2011, sobretudo nos municípios beneficiados pelo Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso). Nesses locais onde o asfalto é novidade, o risco de acidentes é maior, exigindo uma nova postura da comunidade para garantir a segurança.
Blitze educativas
Foram realizadas 215 blitze educativas neste primeiro semestre, com abordagem de 18.547 veículos e mobilização de 58.128 mil pessoas. Elas receberam folhetos explicativos e informações sobre direção defensiva, leis de trânsito, álcool ao volante, importância do uso do cinto de segurança por todos os passageiros, entre outros assuntos. Foram realizados, ainda, 35 cursos e palestras para professores, jovens e adolescentes em todo o estado.

Imprimir
Comentários