Uma equipe integrada por professores, alunos e ex-alunos do IFMG – Campus Formiga e outros colaboradores, desenvolveu e lançou no mercado, o aplicativo SpeeCH, que possui a finalidade de auxiliar crianças no processo de aprendizagem, especialmente da fala. O aplicativo foi criado visando crianças do espectro autista, porém, ele pode dar assistência às crianças que apresentem alguma outra dificuldade de aprendizagem ou de expressar-se verbalmente.

 O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos Android e é fruto de uma pesquisa aplicada desenvolvida pelo IFMG – Campus Formiga, com apoio financeiro do IFMG e do CNPq. O SpeeCH faz uso da tecnologia Text to Speech (conversão de texto em voz) e permite ao usuário ouvir e ver os textos associados às imagens inseridas pelo administrador da aplicação. Esse administrador será uma pessoa responsável por inserir imagens e/ou coleções na aplicação (pais, pedagogos, fonoaudiólogos, etc), criando de forma personalizada o conhecimento a ser trabalhado pelo usuário final (criança). O usuário não tem acesso às configurações da aplicação, permitindo maior segurança e limitando o uso às definições do administrador.

Os desenvolvedores explicam que o uso da aplicação é bastante simples e intuitivo, possibilitando que crianças de baixa faixa etária possam usá-lo apenas com um toque e deslizando as imagens pela tela. Ao tocar a tela, o texto associado à imagem será pronunciado pelo dispositivo (sintetização de voz) e apresentado para o usuário. Isso permite associar sons, imagens e textos.

O coordenador do projeto, professor Carlos Bernardes Rosa Júnior conta que, apesar do aplicativo ter sido desenvolvido visando crianças do espectro autista, ao longo do projeto foi descoberto o interesse de muitas outras. “Inclusive, a alfabetização é facilitada, há o interesse de vários pais, professores, etc.”.

A equipe desenvolvedora do projeto é composta por, além do coordenador, professor Carlos Bernardes Rosa Júnior, por Roger Santos, Bruno Tomé, Sávio Cardoso, Samuel Lima, Kálita Gonçalves, Dagmar Fátima e os professores Fernando Paim e Niltom Vieira.

Para saber mais sobre o aplicativo basta acessar o site  . O download já pode ser realizado via Google Play de forma gratuita.

Redação do Jornal Nova Imprensa Assessoria IFMG

COMPATILHAR: