Uma gestante, de 17 anos, deu à luz em casa, com o apoio da equipe do Samu, na noite de sábado (28). O caso ocorreu na rua José Flores, no distrito de Ponte Vila, em Formiga.

De acordo com informações da assessoria de comunicação do Samu, por volta das 19h o serviço foi acionado para atender a uma adolescente em trabalho de parto.

Ao chegar no local, a equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Formiga encontrou a paciente, em período expulsivo de parto, não havendo mais tempo para o encaminhamento até o hospital.

Toda assistência foi dada pela equipe e a bebê de 29 semanas de gestação nasceu na sala da casa da paciente. O momento foi acompanhado por cerca de 30 pessoas, entre familiares e vizinhos.

Após o nascimento, a recém-nascida, que será chamada de Miriam, teve uma parada cardiorrespiratória, mas a equipe iniciou imediatamente as manobras de ressuscitação, obtendo sucesso na reanimação.

Posteriormente, mãe e filha foram encaminhadas para a Casa de Caridade de Formiga. A bebê foi para o CTI Neonatal e a mãe para a maternidade.

É o 33° parto com atuação de uma das equipes do SAMU desde o início do funcionamento na Região Oeste.

A equipe da USA que atuou neste atendimento é  formada pelo Condutor Socorrista, Anderson Lopes, a Enfermeira, Marilene Faria e a Médica Marcela Moura.

COMPATILHAR: