A Secretaria de Saúde de Formiga promoveu na quinta-feira (6), uma palestra sobre a saúde da mulher, direcionada às equipes de enfermagem que atuam nos postos de saúde de Formiga. Com o tema “Procedência mamária: clínica e por imagem”, a capacitação foi ministrada pelo médico mastologista Carlos Eduardo Senne de Moraes, no auditório do edifício Antônio Vieira.

A iniciativa partiu da enfermeira e coordenadora do Centro Municipal de Atendimento de Especialidades Médicas (Cemaes), Isis Vaz, que ressaltou a importância da palestra para os profissionais da saúde. “A palestra abordou o autocuidado das mamas, as prevenções sobre o câncer e a importância de se realizar o autoexame e o exame de mamografia. A equipe se atualizou ao receber orientações sobre o assunto. Assim, pode instruir as mulheres nos cuidados e nas precauções com sua saúde relacionados ao câncer de mama”, comentou Isis.

Carlos Eduardo explicou que a prevenção é muito importante e o autoexame deve ser realizado frequentemente. “A mamografia deve ser realizada em mulheres de 50 a 69 anos. No entanto, quando há histórico de câncer de mama na família, deve ser feita a partir dos 40 anos”.

(Foto: divulgação Decom)

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: