As equipes de jiu-jítsu de Formiga Águia Dourada e Check-Mat participaram do Campeonato Mineiro Esportivo de Jiu-Jítsu realizado no dia 29 de novembro. A competição, promovida pela Federação de Jiu-Jitsu Esportivo de Minas Gerais (FJJE-MG), juntamente com a Prefeitura Municipal e a Paróquia São Vicente Férrer, ocorreu no Ginásio Vicentão.
A classificação do campeonato foi: 1º lugar: Águia Dourada de Formiga (386 pontos); 2º lugar: Dojo Atlética de Passos (163 pontos) e 3º lugar: Check-Mat de Formiga (138 pontos). O objetivo do campeonato foi fazer uma seletiva estadual para formar a Seleção Mineira para disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções pela CBJJE, que ocorrerá em Brasília, nos dias 12 e 13 de dezembro.
O evento contou com a participação de aproximadamente 300 competidores de várias cidades, de diversas idades, peso e faixa, que passaram por seletivas regionais durante o ano todo, como: pré-mirim, mirim, infantil A e B, infanto juvenil A e B, juvenil, adulto, máster e sênior, nas faixas: branca, cinza, amarela, laranja, azul, roxa, marrom e preta.
Durante o campeonato, ocorreu uma promoção de faixa preta com todas as honrarias possíveis, entrega de diplomas e outorga de graus. Na ocasião, o professor da Academia Águia Dourada e diretor da Federação de Jiu-Jitsu Esportivo de Minas Gerais, Fabiano Souza, amarrou o cinturão negro em Pierre Rocha e Emmanuel Eymard, de São Paulo, que foram graduados a faixa preta, momento único dentro das artes marciais.
Segundo Fabiano Souza, vale lembrar que um faixa preta deve ter em mãos o seu diploma pela federação e alvará de funcionamento da entidade para ministrar aulas. ?Estou realmente satisfeito com os resultados obtidos neste ano, achei que, desta vez, não teríamos condições de ganhar, mais os garotos provaram que são bons alunos e mostraram ótimos resultados, representando muito bem a nossa equipe, foram combates duros e merecem todo o respeito?, disse.
Também receberam graduação os professores Ézio Piatino (3º Grau) e Renato Piantino (2º Grau), ambos de Passos; Adriano Eymard (1º Grau) de Monte Santo; Raggi Naime e Dione Soares (diplomação de faixa preta).
Fabiano Souza contou que o atleta da equipe Águia Dourada, Pierre Rocha, após sua graduação, estreou na categoria faixa preta absoluto, com vários professores de todo o Estado. ?O atleta sagrou-se Campeão Mineiro Faixa Preta Absoluto, o maior título que se tem em Minas Gerais, elevando assim o nome de nosso município. Essa classificação ficou: Pierre Rocha – Águia Dourada de Formiga (ouro); Hugo Velasco – Educacional de Araxá (prata) e Dione Soares ? Dojo Atlética de Passos (bronze)? .

Equipe Check-Mat

Os atletas da Equipe Check-Mat também tiveram um ótimo resultado na competição. A classificação da academia foi:
Matheus Oliveira Diniz (faixa azul – categoria juvenil médio) ? 17 anos 1º lugar
Luiz Gustavo Finatti (faixa branca – categoria infantil meio pesado) 1º lugar
Gustavo Alves Silveira (faixa branca – Categoria Infantil Leve) 2º lugar
Deivid Maicon (faixa azul ?-categoria absoluto) 3º lugar
Lucas Locatelli Faria (faixa branca – categoria infantil médio) 3º lugar
Matheus Oliveira fez uma luta que durou apenas 12 segundos com uma rápida finalização no braço e se sagrou campeão mineiro de jiu-jítsu em sua categoria. Deivid Maicon, mesmo sendo de peso bem leve, entrou na categoria absoluto (sem limite de peso), e conseguiu ficar em terceiro lugar. Os demais competidores da categoria infantil, com pouco tempo de treinamento, subiram no pódio. Cada um recebeu uma medalha.
O atleta da equipe Check-Mat, Bruno Vieira, agradece especialmente aos companheiros de treinos. ? Sem ele, não conseguiríamos chegar a esses bons resultados em mais essa competição? .
No dia 12 de dezembro os atletas Bruno Vieira e Matheus Oliveira da Check-Mat vão para Lavras fazer um treino com lutadores da Academia Alliance de São Paulo, em seguida no dia 13, participarão de uma competição em Contagem.

COMPATILHAR: