A pandemia de Covid-19 vem obrigando muitas pessoas a trocarem os seus locais de trabalho pela própria casa, adotando o estilo home office. Porém, algumas dessas pessoas cometem erros que podem acabar prejudicando a saúde ou interferindo negativamente na produtividade.

Um dos erros mais comuns é em relação ao local de trabalho. Por ter a liberdade de realizar tarefas em casa, muitas pessoas acabam fazendo isso em qualquer cômodo da casa, por exemplo, utilizando o notebook no sofá. Isso não é nem um pouco recomendado, pois além de prejudicar a postura, também pode causar distrações e reduzir a produtividade.

O ideal é ter um cômodo só para o trabalho. Caso não seja possível, tente criar um espaço adequado – onde não haja muita movimentação e barulhos externos – com uma escrivaninha para usar o computador. Ainda assim, é muito importante tomar cuidado com a postura, já que passar horas trabalhando em posições erradas pode causar dores de cabeça e problemas nas costas.

De acordo com Nicolas Pinto, alguns pequenos ajustes podem ajudar muito. Ele é gamer profissional e escreve sobre jogos no site ReviewBox, por isso passa a maior parte do dia no computador. Nicolas ressalta que não é obrigatório comprar cadeiras e escrivaninhas ergonômicas para conseguir ter qualidade, basta seguir algumas orientações básicas, como deixar o topo do monitor na altura dos olhos, os braços na altura da mesa e manter uma distância de 40 a 75 centímetros da tela.

Porém, caso tenha condições, os móveis ergonômicos são realmente os mais indicados, já que o pico da pandemia ainda está longe em Minas Gerais e, consequentemente, o trabalho em home-office poderá durar muito mais do que esperávamos.

Mesmo tendo o local adequado, outro erro muito comum entre os que estão se acostumando com o home-office é o de não manter uma rotina de trabalho. Muitas vezes, a liberdade de poder criar a própria jornada faz os trabalhadores criarem horários não convencionais, o que pode atrapalhar a rotina alimentícia e até a qualidade do sono. Além disso, manter os horários alinhados ajuda muito na hora de trabalhar, pois mantém a produtividade.

Para conseguir manter essa rotina, é preciso conscientizar as pessoas que moram com você. Explique para os seus filhos que aquele é seu horário e local de trabalho, assim você evita as distrações e não mistura a vida pessoal com a vida profissional. A partir do momento em que não há o limite entre as duas coisas, você corre o risco de trabalhar muito mais do que a sua jornada padrão exige, mesmo sem perceber.

Além disso, não tente trabalhar muitas horas em sequência para ficar livre do serviço mais cedo. Faça as pausas necessárias, alimente-se corretamente e tire alguns minutos para descansar. Dessa maneira, você trabalhará melhor e ainda mantém a boa saúde.

COMPATILHAR: