A Escola Municipal Benedita Gomide Leite, situada no bairro Vargem Grande, está preparando a sua I Mostra Pedagógica. O evento será realizado no dia 26 de maio, a partir das 19h, na quadra da escola. Serão apresentados à comunidade os projetos pré-inscritos no Prêmio Mérito Nosso Educador e no Verde que Te Quero Verde 2010.
De acordo com o professor de educação musical, Alex Arouca, que tem um projeto inscrito no prêmio Mérito Nosso Educador, o intuito não é gerar competição e sim mostrar as ações desenvolvidas na escola.
A diretora da escola Benedita, Lucimar Rosa, ressalta a importância da participação da comunidade no evento. Para ela, é importante essa parceria nos projetos, pois eles vão além da sala de aula e, assim, podem ser colhidos os frutos esperados.
Esta é uma iniciativa pioneira entre as escolas municipais e segue os mesmos moldes da Mostra Pedagógica realizada em 2009 pela Secretaria de Educação e Esportes. Durante o evento, o público poderá assistir apresentações culturais, com números de dança e música.
PROJETOS QUE SERÃO APRESENTADOS
Conviver
O projeto Conviver acredita que só com a convivência sadia, cordial e, principalmente calcada nos valores e nos bons costumes, a humanidade encontrará uma saída.
Eu sou o rei ? Aprender é o meu nome
Esta é uma nova maneira de ensinar, aprender e praticar o xadrez. O projeto vai construir um Xadrez Gigante na escola, onde os próprios alunos serão as peças. Esta ação visa à educação integral dos educandos e contribui de modo criativo para o desenvolvimento do raciocínio lógico, estimulando o cooperativismo, o espírito de liderança e a competitividade.
R. A. D. I. O. Rádio de Atividades Didáticas Interdisciplinares para os Ouvintes
A grade de programação da Rádio Estação Benedita é desenvolvida e supervisionada por meio deste projeto, que objetiva a interação entre os vários conteúdos desta nova ferramenta pedagógica: o rádio.
Sucata Sinfônica – Melodia Nota 10
Reaproveitar o lixo do dia a dia para produzir música é a tônica desta experiência. Esta é uma forma lúdica de se ensinar e aprender música, com uma compreensão consistente das características do som. Os alunos constroem seus próprios instrumentos musicais e neles aprendem suas primeiras melodias.
Venda o seu peixe – Novos valores, novas perspectivas na escola e na vida
Trabalhar o empreendedorismo de forma inovadora, em que os alunos confeccionam objetos a partir de material reciclável é a tônica deste projeto, que alia ainda o paisagismo com o intuito de descobrir aptidões e despertar o valor do trabalho a partir da produção e comercialização dos produtos.
Oficina de Criatividade
Neste projeto, desenvolvido em 2009, os alunos envolvidos fabricavam bijuterias artesanais.

COMPATILHAR: