A Escola Estadual Padre José Venâncio, de Pains, acaba de receber uma webrádio do Programa Rádio Escola, do Ministério da Educação (MEC), conquistado pelo projeto da Professora Turíbia Maria Silva Oliveira em parceria com a Prefeitura de Pains. O município é um dos poucos do Estado contemplados pelo programa.
O projeto elaborado pela professora foi encaminhado juntamente com ofício da administração municipal ao diretor de produção de conteúdos e formação em educação à distância da Secretaria de Educação à Distância (SEED), do MEC, Demerval Guilarducci Bruzzi.
?Gostaria de presentear a escola. Deixar algo para que todos fizessem uso, beneficiando todo o estabelecimento, já que fui professora de quase todos os alunos daqui e a Rádio Escola é uma conquista?, contou a professora
A direção da escola ressaltou: ?Nós, da escola, nos sentimos privilegiados em receber um programa como este?. O prefeito Ronaldo Gonçalves/PT, que empenhou para a conquista junto ao MEC, comemora. ?Ficamos felizes com a conquista dos equipamentos. Para nós, incentivo à educação é uma das prioridades do nosso governo, por isso, somos parceiro da escola?.
A capacitação dos alunos para lidar com os equipamentos ocorre nesta quinta e sexta-feira (17 e 18) com as orientações do consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), do MEC e Coordenador Nacional do Programa Rádio Escola, professor Mathias González.
Serão capacitadas 20 pessoas, entre alunos, professores e funcionários.
O Programa
O Programa é uma das ações da Secretaria de Educação a Distância (SEED) e importante instrumento de promoção da democratização da educação pública no Brasil.
O objetivo é o desenvolvimento, o estímulo e o apoio para ações com utilização da linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico da comunidade escolar, o desenvolvimento de cidadãos protagonistas e a capacitação para o uso educacional da mídia rádio.
A webrádio
A webrádio não é uma emissora convencional do tipo FM, AM ou OC que se pode ouvir no rádio comum. Uma webrádio, também é conhecida como rádio via internet ou rádio online e consiste num conjunto de processos desenvolvidos com o apoio da linguagem radiofônica disponibilizado na internet. Usa como meio de difusão e transmissão a tecnologia ?streaming?, que gera áudio em tempo real, possibilitando a emissão de programação ao vivo ou gravada.
De certo modo, uma webrádio pode fazer tudo o que uma emissora convencional faz, exceto a propagação dos seus programas através de uma antena que permita aos usuários captarem as transmissões em aparelhos de rádio. Ela só pode ser ouvida através de computadores conectados à internet e os seus produtos podem ser disponibilizados através de caixas de som.

COMPATILHAR: