Os alunos da Escola Benedita Gomide Leite agora contam com um parceiro na hora da leitura, o mascote literário Carlinhos, uma homenagem ao professor e patrono da biblioteca da instituição de ensino professor Carlos Gomide Leite.
Carlinhos ficará na biblioteca, e sempre será levado para os eventos internos da escola, no trabalho de incentivo a leitura. Ele também será exposto na primeira semana de dezembro para toda a comunidade formiguense. A criação da mascote é parte do desenvolvimento do Projeto ?Leitura: essencial para a aprendizagem no mundo do educando?, e do Projeto ?Literatura em Rede?.
No mês de setembro os alunos receberam a visita de Geraldo E. de Oliveira, cunhado de Carlos Gomide Leite já falecido. Geraldo foi convidado pela escola, para assinar o Termo de Autorização do uso de imagem do ?In Memoriam? Professor Carlos Gomide Leite.
O mascote Carlinhos foi apresentado para os alunos durante uma hora do conto especial: ?A Verdadeira história dos três porquinhos? com a bibliotecária da escola Adriana (Florêncio Ponte Vila) e o auxiliar de biblioteca Rodrigo da Escola Angelita Gomes (no bairro Cidade Nova). O boneco Carlinhos foi confeccionado pela professora Edna Alves.

Quem foi Carlos Gomide Leite
Patrono da biblioteca escolar, Carlos Gomide foi professor por mais de 50 anos. Casado com Benedita Gomide Leite patrona da escola, quem muito fez pela comunidade.
Após o falecimento da esposa, que morreu jovem, a Escola Municipal Benedita Gomide Leite passou a ser a menina dos seus olhos de Carlos e local onde ele se fortalecia, se alegrava e chorava a ausência de sua esposa.
O professor Carlos era um homem brincalhão, com uma sabedoria ímpar e brincava com a palavra na tão complexa língua portuguesa. Também amava a matemática e chegou a escrever, mas não editou um livro que tanto sonhava. Ele escrevia poesias, fazia da leitura um momento de prazer.
Os profissionais que atuaram na escola neste período, aprenderam a tê-lo como um grande amigo da escola.

COMPATILHAR: