O professor de educação musical da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, Alex Arouca, criou no início do ano, um projeto pedagógico no estabelecimento intitulado de ?Banda de Latas?. Ele é formado por alunos de 6 a 10 anos de idade.
Segundo informou Alex Arouca, a ?Banda de Latas? é uma atividade rítmica trabalhada com os alunos, desenvolvida com o uso de material reciclável, fundamentando o projeto. ?A banda não usa instrumentos musicais convencionais industrializados, utilizando-se apenas de sonoridades retiradas de sucata, e assim é uma maneira lúdica de chamar a atenção para as questões ambientais enfrentadas pela humanidade,? explicou.
O professor de educação musical contou ainda que o ?objetivo do projeto é desenvolver a capacidade perceptiva do aluno. Fazer com que ele desenvolva a percepção (ouvir) através do ritmo, se interessando (escutar) pelo que ouve, e assim tome maior consciência daquilo que ouve (entender).? Estes são três aspectos diferentes para o ato de ouvir música.
O projeto visa ainda uma série de fatores para o desenvolvimento do aluno como: Condicionar favoravelmente o aluno para o bem estar psíquico, afetivo e emocional; Resgatar culturas populares; Desenvolver a auto-estima e a socialização; Melhorar a possibilidade de aprendizagem em outras disciplinas; Chamar atenção para as preocupações ambientais; Passar informações sobre a reutilização materiais diversos, com o reaproveitamento de sucatas.
Palestra sobre reciclagem
Na quinta-feira (20), alunos, professores e convidados da Escola Municipal Benedita Gomide Leite assistiram a uma palestra sobre reciclagem, ministrada por estagiários da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental.
Na oportunidade a ?Banda de Latas?, que usa instrumentos feitos com material reciclado, se apresentou fazendo o acompanhamento rítmico da música ?Quermesse?, de Bilora e Manoel Gandra. A música foi apresentada no 39º Festival Nacional da Canção, realizado nos dias 21 e 22 de agosto no Clube Centenário, e contou com a participação do coral ?Filhos de Deus?, e da ?Banda de Latas?.

print
Comentários