As escolas da rede pública de ensino da região de Formiga e Divinópolis já estão recebendo o material didático gratuito para desenvolver o Semeando 2008 ? considerado o maior programa de educação ambiental do Estado e que envolve cerca de 3 milhões de alunos do ensino fundamental em toda Minas Gerais. Ao participar do projeto, estudantes e professores concorrem num concurso nas categorias desenho, redação e experiência pedagógica, numa iniciativa do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais).
No escritório regional do SENAR em Passos, da qual a região de Formiga faz parte, vão participar do Semeando neste ano cerca de 220 mil alunos das cidades de Formiga, Divinópolis, Lagoa da Prata, Bambuí, Itapecerica, Arcos, São Sebastião do Oeste, Córrego Fundo, Carmo do Cajuru, Cabo Verde, dentre outras. A entrega do material para as escolas que aderiram ao programa vai até o final de junho, conforme a Coordenadoria de Promoção Social (PS) do SENAR, em Belo Horizonte.
O material é dividido em três diferentes linhas, dependendo da faixa etária dos estudantes. Para as crianças do 1º ciclo (1ª a 3ª séries) é enviado um livro com ilustrações, incluindo o Torrãozinho ? o mascote do programa. Para o 2º ciclo (4ª e 5ª séries) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), o livro vem com ilustrações e textos e o professor também recebe um manual.
Já para 3º e 4º ciclos (6ª a 9ª séries), é enviada a Revista Semeando, enquanto os docentes recebem um Roteiro do Professor. Junto com os livros, vai um DVD explicativo para desenvolver o programa e sanar dúvidas dos professores e ainda cartazes de divulgação.
O Semeando incentiva a educação ambiental em alunos das escolas estaduais e municipais por meio de atividades extracurriculares entre agosto e setembro. Depois, podem participar de um concurso em nível regional e estadual. Os prêmios incluem computadores e valores até R$ 3 mil.
Neste ano, a capacitação para o Semeando foi realizada para os secretários municipais em abril e em maio, para os superintendentes estaduais de ensino. Eles serão os responsáveis por repassar as informações para os diretores e professores de cada escola participante, que vai utilizar o material enviado nos próximos meses.
Caso alguma escola não receba o material até o prazo estipulado, pode entrar em contato com o escritório regional do SENAR em Passos pelo telefone (35) 3521-6695.

COMPATILHAR: