As aulas estavam marcadas para serem retomadas na próxima segunda-feira (3), mas, por orientação da Secretaria de Estado de Educação, elas só terão reinício no dia 10 de agosto. Em Formiga, a orientação foi acatada, a princípio, pelas escolas municipais e estaduais. Não se sabe ainda se as escolas particulares irão atrasar o reinício das aulas.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação, a decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (31), depois de um comunicado do governo estadual no qual foi aconselhada a suspensão das aulas na próxima semana. Até ontem, a orientação era o contrário e as aulas deveriam recomeçar normalmente.
A administração municipal ressalta que não há motivos para se alardear com a nova gripe em Formiga, pois as aulas só serão suspensas por orientação do Estado, para que se façam ações preventivas contra a doença.
Na próxima segunda-feira (3), haverá reuniões com os diretores e coordenadores para orientá-los sobre como conduzir os trabalhos preventivos. A partir de terça-feira (4), haverá reuniões e mobilização junto aos professores, pais, alunos e a comunidade de modo geral, para que eles possam ser informados e inseridos nas ações. Os horários das reuniões ainda não foram definidos e serão divulgados posteriormente.
As escolas também vão produzir materiais educativos/explicativos e irão adquirir produtos como álcool em gel, para que os alunos e profissionais possam fazer a higienização das mãos formas de prevenir contra a doença.
Mesmo com toda essa ação, a secretária municipal de Saúde, Luiza Flora, salienta que é somente medidas preventivas e garante que não há caso da nova gripe confirmado em Formiga.
A suspensão das aulas será adotada por várias cidades não só da região, mas de toda Minas Geais, pois é uma orientação do governo do Estado.
No Unifor-MG as aulas devem retonar normalmente na próxima segunda-feira.
Na região, o município de Iguatama também irá seguir as orientações. Em Lagoa da Prata e Pains, os responsáveis não foram localizados para falar sobre o assunto. Já em Arcos, a informação da assessoria de comunicação da Prefeitura é de que as aulas começaram no dia 03, mas a PUC Minas só recomeçará no dia 10. Em Córrego Fundo, apenas as escolas estaduais adiaram o reinício.
Orientações
Ao anunciar juntamente com a secretária de Estado de Educação, professora Vanessa Guimarães Pinto, o adiamento da volta às aulas para o dia 10 de agosto, o secretário- adjunto de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, reforçou a importância que os alunos permaneçam em casa mesmo a partir do dia 10 de agosto caso apresentem qualquer sintoma de gripe. A orientação é válida também para os professores e funcionários das escolas. Se os sintomas forem mais fortes, as pessoas devem procurar o serviço de saúde.
De acordo com Antônio Jorge, que também preside o Comitê de Enfrentamento de Influenza A H1N1 em Minas Gerais, o adiamento das aulas é decorrente da percepção que pairavam várias dúvidas na sociedade. ?A medida do governo é diretiva para a rede estadual de ensino. E é uma forte sugestão para que todas as redes de ensino façam a adesão ao adiamento?, afirmou.
O adiamento da volta às aulas é válido apenas para os alunos. Os professores devem se reunir na escola durante a próxima semana, entre os dias 3 a 7 de agosto. Os diretores das escolas têm liberdade para definir quanto tempo os professores irão dedicar na próxima semana para prepararem a abordagem do tema. De acordo com a secretária Vanessa Guimarães, ainda em agosto será definido o novo calendário escolar da rede estadual de ensino.
Na próxima quinta-feira (6), será realizado o DIA D de comunicação para o enfrentamento da nova gripe, quando a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai transmitir informações pelo Canal Saúde aos postos em todo o Estado e convidar as escolas para participarem da iniciativa. As informações sobre os sintomas da nova gripe e prevenção podem ser obtidas no site da Secretaria de Estado de Saúde específico para o tema www.gripesuina.saude.mg.gov.br.

COMPATILHAR: