A Secretaria de Estado de Educação se prepara para liberar, a partir de fevereiro, o primeiro lote de 8.225 computadores que serão entregues a 1.085 escolas da rede estadual de ensino e também às 47 Superintendências Regionais de Ensino existentes no estado de Minas Gerais. Ao todo, a SEE investiu R$ 11 milhões para as novas aquisições.
Segundo o Superintendente de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Hudson Oliveira, até o final de janeiro, os computadores passarão por um processo de identificação patrimonial e por configurações informáticas, para serem, em seguida, liberados.
?Serão instalados o Linux Educacional, sistema estipulado pela Secretaria de Estado de Educação, além dos aplicativos e dos softwares padrões, como o Edubar?, explicou Hudson Oliveira.
O Edubar é uma barra de acesso a um conjunto de softwares educacionais que inclui, por exemplo, projetos de introdução e inclusão digital, jogos interativos e projetos voltados para Tecnologia da Informação como o ?Aprendendo e Ensinando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s).
Reinventando o Ensino Médio
O superintendente destacou ainda que o primeiro grupo de escolas a receber os computadores serão as 122 instituições que, em 2013, passarão a ofertar o programa Reinventando o Ensino Médio, que está em sua segunda fase de implementação em todo o estado de Minas Gerais.
?A montagem dos laboratórios destas 122 escolas do Reinventando o Ensino Médio é uma prioridade da Secretaria de Estado Educação e cada uma delas receberá 20 máquinas, totalizando o repasse de 2.440 computadores somente para este grupo?, contou Oliveira.
Às superintendências foram destinadas 1.075 máquinas que terão o Windows como sistema operacional padrão.
As 963 escolas restantes que também serão beneficiadas pela SEE receberão, cada uma, cinco computadores para equipagem dos laboratórios de informática. Essas 3.785 máquinas restantes serão distribuídas pela Secretaria de Educação em lotes de mil máquinas, a cada 30 dias, contados a partir da data de entrega do primeiro lote de computadores para as 122 escolas do Reinventando o Ensino Médio. A partir de fevereiro, serão liberados também os novos computadores para as Superintendências Regionais de Ensino.
Modernização da conexão de Internet
Em 2012, a Secretaria anunciou também o processo de modernização das conexões de internet de todas as escolas da rede estadual.
Com investimento da ordem de mais de R$ 19 milhões, a Educação vai garantir que até o fim do primeiro semestre de 2013, todas as escolas da rede tenham, no mínimo, duas opções para conexão de internet.
Dessa forma, será possível utilizar uma conexão para a área administrativa e a segunda para o setor pedagógico, garantindo assim mais velocidade no acesso.
A instalação de uma central de monitoramento, em Belo Horizonte, para acompanhar o funcionamento e o uso das 7.225 máquinas que serão distribuídas em cada uma das escolas beneficiadas e nas Superintendências Regionais de Ensino, já está também em fase de implementação.

COMPATILHAR: