Como os astronautas se preparam para explorar o espaço? Com o objetivo de explicar para crianças um pouco da rotina desses profissionais, o Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai oferecer, no próximo sábado (10), a oficina gratuita “Um dia de astronauta”, a partir das 14h.

“Nós apresentamos fotos desde o início da exploração espacial, no final da década de 60, até os dias de hoje. Falamos sobre os trajes, o motivo de eles usarem aquele macacão, do que ele é feito… Iniciamos com essa conversa e depois passamos para as atividades”, explicou a assessora de astronomia Nathalia Fonseca.

Entre as brincadeiras propostas pelo Espaço do Conhecimento, que fica no Circuito Cultural Praça da Liberdade, está a de apertar um parafuso usando uma luva bem grossa, assim como são os trajes especiais.

As crianças também precisam se comunicar apenas por voz, oferecendo instruções para que os colegas consigam montar um quebra-cabeça. “Essa atividade simula a comunicação entre os astronautas que estão no espaço e a base de comando em solo, através do rádio”, acrescentou a astrofísica.

Para Nathalia, a importância de as crianças terem contato com os bastidores da ciência desde cedo está na formação de um olhar crítico para todos os aspectos da vida.

“Observar o fenômeno, fazer testes, fazer suposições e tentar dar respostas. Quando o adulto trouxer uma informação, ela saber questionar. É verdade? É mentira? Como explicar? A ciência cria um senso crítico para a vida”, definiu.

Podem participar crianças que tenham a partir de 7 anos. Serão distribuídas 12 senhas na recepção do Espaço do Conhecimento.

 

Fonte: G1||https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/o-que-fazer-em-belo-horizonte/noticia/2019/08/07/espaco-do-conhecimento-da-ufmg-oferece-oficina-gratuita-um-dia-de-astronauta-para-criancas.ghtml

Imprimir

Comentários