Na passagem do Dia Nacional do Idoso, 27 de setembro, um alerta sobre o número de acidentes envolvendo quedas na terceira idade, que são problema de saúde pública. As quedas e as consequentes lesões causam impacto social em países em que ocorre expressivo envelhecimento populacional, como é o caso do Brasil.
Segundo o IBGE, o número de idosos no Brasil, passou de 14,8 milhões em 1999 para 21,7 milhões em 2009, o que equivale a mais de 11% da população. A expectativa de vida atingiu 77 anos para as mulheres e 69,3 anos para os homens.
No hospital João XXIII, da Rede Fhemig, de janeiro a agosto deste ano, foram atendidas 6.583 pessoas com idade acima de 60 anos. Desse total, 2.024 (em torno de 30%), foram relativas a quedas. Na faixa etária de 60 a 69 anos foram 862 casos e acima de 70 anos 1.162. Em 2009 foram 1.308 atendimentos por queda na faixa etária de 60 a 69 anos. Já a partir dos 70 anos foram 1.781 atendimentos.
A queda é o mais sério e frequente trauma que ocorre com os idosos e a principal causa de morte acidental de pessoas acima de 65 anos. Além disso, 30% dos idosos com mais de duas quedas anuais, que sofrem alguma lesão, apresentam redução da mobilidade, da independência e aumento do risco de morte. Quase metade destas mortes associam-se a fratura de fêmur. Após a hospitalização, algumas complicações também podem culminar em morte, como pneumonia, infarto do miocárdio e embolia pulmonar.
De acordo com um estudo do Conselho Regional de Medicina, 55% dos idosos acima de 85 anos sofrem quedas e 30% caem pelo menos uma vez por ano. As quedas respondem por 70% das mortes acidentais em pessoas acima de 75 anos e é a sexta causa de óbito em pacientes com mais de 65 anos.
A médica Vânia Tanure, que trabalha a quase 30 anos no Hospital João XXIII, explica que a ocorrência de queda é maior em mulheres do que homens, por vários motivos: idade mais avançada, frequência menor de atividades externas e de movimentação e maior uso de psicotrópicos, entre outras causas. A maioria dos idosos cai da própria altura (tombo) e 70% das quedas ocorrem em casa.
Quanto aos fatores externos, destacam-se a iluminação inadequada, superfícies escorregadias, tapetes soltos ou com dobras, degraus altos ou estreitos e obstáculos no caminho. Também contribuem para as quedas, a ausência de corrimãos em corredores e banheiros, prateleiras excessivamente baixas ou elevadas, roupas e sapatos inadequados e via pública mal conservada com buracos ou irregularidades.
Vânia Tanure chama atenção para a necessidade de avaliação médica periódica e a adoção de um programa de exercício físico, respeitando as limitações de cada idoso, para melhorar a força muscular e o equilíbrio.
Dados
A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2.025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas.
O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo.

COMPATILHAR: