Quantas horas você precisa dormir para ficar bem durante o dia? Quais os efeitos a longo prazo de descansar pouco? E o que fazer para relaxar durante a noite e acordar mais disposto? As dúvidas foram tiradas pela neurologista Dalva Poyares, do Instituto do Sono, e o endocrinologista Alfredo Halpern.
Uma pesquisa feita durante quatro anos pela Universidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, mostra que exercícios constantes melhoram, além da saúde física, a capacidade de decisão e a memória das pessoas. Segundo Dalva, a privação de sono a longo prazo pode encurtar a expectativa de vida, desencadear problemas metabólicos (como obesidade e diabetes), aumentar doenças cardiovasculares e diminuir o rendimento físico e mental.
Para dormir bem, a médica recomendou não fazer atividade física intensa até 3 horas antes de deitar, tirar os sapatos e vestir uma roupa confortável, esvaziar a mente e pôr as pendências e preocupações no papel, comer uma fruta ou algo leve à noite (evitar café e alimentos de difícil digestão), fazer uma leitura leve e ouvir uma música relaxante.
Dormir bem não tem idade
As pessoas que dormem melhor ficam mais dispostas. É o caso de um grupo de idosos superativos que dorme bem e acorda cheio de energia. A aposentada Maria do Carmo levanta às 6h, de segunda a domingo, e vai direto para a caminhada. Ela também é adepta da ioga e da natação.
Repousar durante o dia também pode ajudar. ?Depois do almoço, dou uma cochiladinha, antes da novela da tarde, por meia hora, e já estou bem?, revelou a aposentada Neide Milon.
O consultor Alfredo Halpern falou sobre o horário ideal para se pesar – pela manhã -, a relação entre dormir e emagrecer e os distúrbios de quem acorda para comer. A neurologista Dalva Poyares destacou os benefícios da atividade física para o sono e também para o humor. De acordo com ela, o ideal é terminar o exercício até três horas antes de deitar, para baixar a temperatura corporal.
Por fim, Halpern disse que os adolescentes dormem melhor e têm mais necessidade de sono. Segundo Dalva, nessa época há um atraso de fase, que faz com que o jovem durma mais tarde e acorde mais tarde, hábito que pode ter uma explicação fisiológica.

COMPATILHAR: