Um mês e meio. Esse foi o prazo para a realização de exames de rotina imposto pelo Laboratório Municipal, da Secretaria de Saúde, a uma idosa, de 89 anos, com vários problemas de saúde.
Dona Maria da Conceição Araújo se submeteu a uma cirurgia nos olhos devido a um glaucoma severo (procedimento que só foi agendado e realizado após a interferência do Poder Judiciário), porém, hoje, além de outros problemas de saúde, a idosa convive com uma bactéria em um dos olhos e precisa dos exames (hemograma, ureia, glicose, colesterol, dentre outros) com urgência, para dar prosseguimento ao tratamento no olho e nos demais problemas de saúde que apresenta.
?Minha mãe se consultou com o médico no dia 12 de fevereiro e quando fui marcar os exames solicitados, agendaram para 30 de março. Expliquei sobre a idade dela, mas me apontaram o carimbo na folha e disseram que aquela era a data do exame e pronto?, comentou a filha de dona Maria, que se preocupa ainda com a demora para a entrega dos resultados dos exames, que poderão atrasar o retorno da idosa ao médico.
Sobre o caso, o jornal recebeu informações de que nem todos os equipamentos do laboratório estão funcionando. Os questionamentos sobre esse possível problema e a não agilização do exame da idosa foram respondidos pela Secretaria de Comunicação, que não explicou sobre as condições dos equipamentos do laboratório: ?O tempo gasto para agendamento das demandas eletivas dos exames laboratoriais ocorre devido ao aumento de casos suspeitos de dengue no município, nas últimas semanas. A Secretaria Municipal de Saúde vem tomando diversas medidas para atender às demandas e a expectativa é de que já nas próximas semanas o atendimento seja normalizado. O critério de urgência na realização dos exames é definido pelos médicos e descrito no próprio receituário médico, sendo as solicitações de urgência e emergência atendidas de imediato?.

COMPATILHAR: