A nova obra, segundo o governo, deverá incrementar o progresso naquela já valorizada parcela da orla de Furnas e se constituirá em mais um instrumento que facilite a implementação dos projetos turísticos ali instalados, além de atrair outros mais.
Os recursos para a sua execução vieram do Estado (R$560.000), do município (R$295.736) e dos proprietários de residências nos condomínios do Mangueirão e Edentur que cotizados, investiram R$200.000, sem o que, o projeto estaria inviabilizado.
A execução da obra coube à empresa Unibase – Engenharia Pavimentação Ltda. que além dos 3,5km de asfalto, construiu algumas ?obras de arte? necessárias à implantação do novo pavimento, como 80 m de bueiros, 900 de canaletas, contenção de taludes, além da regularização do leito da antiga rodovia.
Se comparados os custos desta obra com os aplicados pelo governo federal nos pouco mais de 3,7 km de duplicação da Avenida Pimenta da Veiga (Ligação Engenho de Serra/BR-354), mesmo se considerando o grau de dificuldade ali encontrado para a implantação das obras de arte (contenção nas margens do Rio Formiga, gabiões, arrimos, construção de ponte, ajardinamento, colocação de defensas, construção de bueiro armco, largura da faixa asfaltada, acostamentos e outras de menor importância), ainda assim, se cotejados os custos de ambas, a primeira vista e numa análise menos detalhada, a diferença chega a ser gritante. (a relação do custo p/ km é quase de 10 para 1). Em nome da transparência na aplicação dos recursos públicos, somos de opinião que a população formiguense deveria ter acesso a tais informações já que, segundo apuramos, nem mesmo o Depto. de Obras do Município tem ou teve acesso ao projeto, orçamento e contratos de execução da obra aqui realizada com os recursos federais.
Outra dúvida que precisa ser sanada é: procede ou não a informação de que, conforme dito no almoço que marcou a divulgação da obtenção da verba junto ao governo federal, – época em que já se apresentou a empreiteira que realizaria tal obra -, a iluminação da nova avenida, também ali anunciada, fazia ou não, parte do projeto a ser executado?
Resolvidas tais dúvidas é bom não nos esquecermos que, infelizmente, ao que se sabe, em todo o Brasil o que de fato se verifica é que os custos das obras executadas sob a administração direta dos municípios, têm apresentado custos bem mais reduzidos que os praticados pela administração federal. Exemplo: a ponte sobre o Rio Formiga no bairro Santo Antônio, ao que sabemos, custou aos cofres públicos algo em torno de R$ 500.000. Apenas buscando um termo de comparação, perguntamos: qual terá sido o custo daquela outra ponte, erguida sobre o mesmo rio, ali na Pimenta da Veiga?
(*) O valor da obra federal foi obtido junto ao DNIT ? em Oliveira – (Eng. Supervisor UL. 6/5- Silvio Duarte Melo).

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