A Estação Meteorológica do Unifor-MG é responsável em fornecer informações relacionadas ao clima de Formiga e região para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os parâmetros meteorológicos coletados são umidade do ar, índices de radiação, temperatura, precipitação pluviométrica, pressão atmosférica, direção e velocidade do vento.

É importante para a cidade ter uma estação automática, já que as previsões são feitas de acordo com dados de satélite e estações meteorológicas espalhadas pelo País. Os dados são atualizados a cada hora e podem ser acessados no site do Inmet .

Nas últimas semanas, o clima da região tem sido de sol durante o dia e poucas nuvens e temperaturas baixas à noite, o que não é comum nesta época do ano. A região está em alerta devido à estiagem. O Operador Nacional do Sistema Elétrico estimou que os reservatórios do sudeste devem receber menos chuva em setembro deste ano, apenas 71% da média histórica para o mês.

De acordo com o professor  Paulo Ricardo Frade, que leciona a disciplina de Climatologia no Unifor-MG “não há uma data pré-definida de quando vão começar as chuvas. Essa estiagem é comum todos os anos, mas não há um motivo real para essa seca”, analisou.

A expectativa dos meteorologistas é de que as chuvas comecem no final de setembro e início de outubro, portanto a preocupação com a economia de água deve ser tarefa diária. A Prefeitura de Formiga já trabalha com o racionamento no abastecimento e muitas cidades decretaram situação de emergência. O nível do lago de Furnas já é o menor em dois anos.

Paulo Ricardo também reforçou a necessidade do uso adequado da água. Ele contou que, além de fornecer dados para o Inmet, a estação do Unifor-MG é utilizada para aulas práticas e possibilita aos alunos o aprendizado sobre os aparelhos.

COMPATILHAR: