Mais de 242 mil crianças receberam a dose da vacina contra a meningite C em todo o Estado, neste sábado (28). A meta é que nos próximos meses, todos os bebês entre três e 23 meses sejam vacinados, uma população de quase 540 mil. Em Belo Horizonte, a expectativa é de que 62 mil crianças sejam vacinadas.
A partir desta segunda-feira (30), a vacina estará de forma permanente em todos os postos de saúde de Minas. A expectativa é que, em cinco anos, ela seja aplicada em 1,3 milhão de bebês.
As crianças até dois anos, faixa etária foco da campanha, são as que apresentam maior grau de letalidade quando infectadas pela meningite do tipo C. As que sobrevivem costumam sofrer graves sequelas, como surdez, paralisia e demência.
As meningites são inflamações nas membranas que recobrem o sistema nervoso central, chamadas meninges. Podem ser causadas por vários microorganismos como bactérias, fungos, vírus e parasitas. A meningite do tipo C é a mais perigosa entre os 13 sorogrupos da bactéria meningococo, um dos principais agentes causadores da doença. Em Minas Gerais, a doença meningocócica é endêmica, com 382 casos anuais e taxa de letalidade por volta de 34%. Em bebês até dois anos, esta taxa sobe para 50%.

COMPATILHAR: