A morte de macacos em Arcos e Onça do Pitangui é investigada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) . As cidades foram incluídas na lista de possíveis casos de febre amarela em primatas, divulgada nesta terça-feira (14). Os casos confirmados de animais contaminados pelo vírus ainda são Japaraíba e São Roque de Minas.

Além disso, em Formiga e mais 19 cidades da região estão inclusas na lista de rumores – que ocorrem quando macacos são achados mortos, mas não é possível coletar uma amostra para análise em laboratório.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Arcos informou ao portal G1 que foram encontrados um mico e um macaco mortos na cidade e que o mico foi achado por um morador próximo ao bairro São Judas, há cerca de 20 dias. Ainda segundo o Executivo, ele estava com muitos sinais de ferimentos, em avançado estado de decomposição, por isso não foi encaminhado para análise. Já o macaco foi encontrado na zona rural por um morador de uma fazenda na região dos Davis, há cerca de 10 dias.

Também conforme informações da assessoria, foi feito todo o procedimento indicado pela Gerência Regional de Saúde (GRS) – o animal foi recolhido, embalado em um saco, lacrado e colocado dentro de uma caixa térmica e encaminhado para a GRS. Ele será levado para o Instituto Evandro Chagas no Pará, onde será analisado. O prazo para recebimento do laudo é de até 90 dias. A Prefeitura também disse que 100% da zona rural de Arcos já foi vacinada e que desde janeiro mais de 15mil pessoas já foram imunizadas na zona urbana.

Rumores
As cidades da região que estão na lista de rumores são: Araújos, Bambuí, Carmo da Mata, Cláudio, Conceição do Pará, Córrego Danta, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Formiga, Iguatama, Leandro Ferreira, Luz, Medeiros, Pará de Minas, Pedra do Indaiá, Piracema, Nova Serrana, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste, Serra da Saudade, Doresópolis.

 Investigação
Já 19 municípios da região, constam na  lista de investigação: Aguanil,  Arcos,  Bom Despacho, Campo Belo, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Igaratinga, Itaúna, Itatiaiuçu, Lagoa da Prata, Martinho Campos, Moema, Onça de Pitangui, Perdigão, Pimenta, Santo Antônio do Monte, Tapiraí, Capitólio e Piumhi.

No estado

Minas Gerais soma um total de 141 municípios com rumores de morte de primatas, 104 municípios estão sob investigação e em 101 cidades foram confirmadas morte de macacos por infestação de febre amarela.

De acordo com o último boletim da SES, 1.090 casos da doença foram notificados em 89 localidades no Estado neste ano. Dessas, 51 cidades tiveram confirmações da doença. Até o momento, 110 pessoas morreram no estado em decorrência da enfermidade, e outros 184 óbitos estão sendo investigados.

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: