As desigualdades sociais e econômicas enfrentadas pela mulher negra foram discutidas em Belo Horizonte, na quinta-feira (4), na primeira Conferência Temática de Mulheres Negras do Estado. Especialistas e militantes da causa se uniram ao Governo de Minas para elaborar propostas de políticas públicas destinadas à mulher negra. O objetivo é levar as ideias à Conferência Estadual da Mulher, que acontece entre os dias 17 e 19 de outubro em Belo Horizonte e, posteriormente, para o encontro nacional, a ser realizado em Brasília.
O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio das coordenadorias: Especial de Políticas de Igualdade Racial (Cepir) e de Políticas Públicas para Mulher. ?Essa primeira conferência mostra que o Estado está assumindo a responsabilidade de discutir uma política voltada para a mulher negra?, destacou o responsável pela Cepir, Clever Machado.
As temáticas sobre educação, igualdade de gêneros, saúde, violência e inserção da mulher negra no mercado de trabalho acirraram as discussões entre os cerca de 40 participantes. Ao questionar a abordagem da mulher negra na mídia, uma das palestrantes, a coordenadora Nacional do Centro de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira, Célia Gonçalves de Souza, observou que ?a primeira novela global que teve uma protagonista negra chamava-se ?Da Cor do Pecado?. Ela fez a referência para questionar a sexualidade remetida à mulher negra, segundo ela, de uma forma negativa.
A presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rita de Sapucaí, no Sul de Minas, Maria Rosângela Lopes (primeira mulher e negra a assumir o cargo), e a coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Adalete Pacheco, completaram o ciclo de palestras.
Na oportunidade, a coordenadora Especial de Políticas para Mulheres, Eliana Piola, ressaltou que as ações devem ser pensadas amplamente. ?O recorte de gênero contempla todas as mulheres: brancas, negras, lésbicas. De certa forma, é preciso atenção às peculiaridades e à discriminação porque é preciso ter a visão de uma dívida a ser resgatada. Mas o mais importante é não fragmentar as políticas destinadas à mulher?, enfatizou.
Conferência Estadual da Mulher
A III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres será realizada pela Sedese, em parceria com o Conselho Estadual da Mulher (CEM). As propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, o fortalecimento da autonomia econômica, social e cultural, a erradicação da extrema pobreza e a garantia da plena cidadania serão os principais temas a nortearem a conferência.

COMPATILHAR: