O feriado prolongado de carnaval é conhecido pelo infeliz aumento no número de acidentes de trânsito, além de outros problemas como brigas e agressões devido ao aumento do consumo de bebida alcoólica.

É justamente por essas questões que também é nesse período que aumenta consideravelmente a necessidade de uso de bolsas de sangue, o que pode salvar a vida de pacientes em diversos casos.

Porém, os estoques de sangue da Santa Casa de Caridade de Formiga, unidade de saúde que atende há várias cidades da região, está em baixa.

E para repor os estoques do hospital, as doações devem ser feitas no Hemonúcleo de Divinópolis e é justamente em períodos próximos aos feriados, como carnaval, que o número de voluntários para a doação despenca.

Na Santa Casa, os responsáveis pela central de captação de doadores chegaram a intensificar as ações, mas justamente nesse período, a fundação Hemominas está fazendo mudanças no sistema de atendimento, e agora, não basta ir até uma unidade para doar. É necessário agendar pelo telefone 155 (opção 8), pela internet ou também pelo aplicativo MGapp, disponível na Google Play, Apple Store e Windows Phone.

A baixa nos estoques de sangue é um problema que afeta todo o Estado.  Segundo o último balanço, divulgado na segunda-feira (5), os tipos sanguíneos O negativo e AB negativo estão com o estoque crítico.

Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que adolescentes de 16 e 17 anos e maiores de 60 anos devem consultar condições especiais no site da fundação Hemominas.

As pessoas que já doaram devem observar o prazo entre os procedimentos. Homens podem doar até quatro vezes por ano, respeitando o intervalo de 60 dias entre as doações; já para as mulheres, o intervalo é de 90 dias, com a possibilidade de doar até três vezes por ano.

A Hemominas também pede que quem for se vacinar contra a febre amarela deve agendar a doação antes. Caso já tenha se vacinado, a pessoa terá que aguardar 30 dias para doar sangue.

 

COMPATILHAR: