A habilidade na escrita garantiu uma viagem a Brasília para a jovem Gabriela Vilaça Alves, de 17 anos. Estudante da Escola Estadual Quinto Alves Tolentino, na cidade de Cláudio, no Centro-Oeste do Estado, Gabriela ficou em terceiro lugar no II Concurso de Redação do Senado Federal,com o tema Muito Prazer, Sou Cidadão de uma República Chamada Brasil.
O concurso, voltado para estudantes com idade entre 16 e 19 anos dos dois últimos anos do Ensino Médio, atraiu alunos de 17.746 escolas em todo o país. A premiação deixou Gabriela satisfeita. Até agora eu não acredito.Estou muito contente pelo resultado, disse. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece nesta quinta-feira (19), Dia da Bandeira. Além da viagem à capital federal, Gabriela vai ganhar um computador para ela, outro para a escola, livros e outros materiais que vão aumentar o acervo da biblioteca da Quinto Alves Tolentino.
A participação no concurso foi incentivada pela equipe pedagógica da escola. A professora de História Camila de Souza Gonçalves Alves trouxe o tema aos alunos como parte da aula e a partir disso cada um fez a sua pesquisa. Segundo a diretora, Lourdes Maria Gonçalves Amorim Prado, a participação em concursos literários ou de redação ajuda no aprendizado. A nossa área de Língua Portuguesa é muito atuante, então todos os concursos de frases, slogans, redações ou outros do gênero a gente participa. Isso incentiva os meninos a se interessarem pela leitura e escrita, explica.
Escrever sobre aquela fase da História do Brasil demandou muita pesquisa. Gabriela usou a internet e os livros para aprender mais sobre o processo de formação da República no Brasil. Com o título Ser cidadão de uma República chamada Brasil, a redação da estudante fala sobre a democracia no Brasil e a importância da participação do cidadão na sociedade. Para que o país se desenvolva não basta apenas responsabilidade do governo, o cidadão também precisa ser atuante, explica Gabriela.
É o segundo ano consecutivo que uma escola mineira fica entre as primeiras no concurso. Em 2008, o estudante Maike Wilian Fialho, da Escola Estadual Professor Eduardo Daniel Ferreira Dias, ficou no terceiro lugar com a redação Bandeira, evolução humana!. O resultado do concurso deste ano está disponível na página do Senado Federal na internet. A redação de Gabriela e todas as 27 outras redações finalistas também podem ser acessadas.

COMPATILHAR: