Como se já não fosse um verdadeiro desafio estudar devido à extensa lista de gastos com mensalidade, material didático básico, xérox, eventuais trabalhos, entre outros, os estudantes da cidade de Formiga que optam por estudar em outras cidades, como no vizinho município de Arcos, ainda têm que arcar com gastos altíssimos com transporte.
Instituição de ensino que aderiu há alguns anos ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais ou parciais para alunos que comprovem a incapacidade financeira de arcar com os gastos com mensalidades, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), que possui um de seus campus em Arcos, se tornou uma das principais alternativas para os alunos de Formiga que são contemplados com o programa do governo federal. Porém, de acordo com os alunos da universidade, apesar do alívio trazido com o ProUni, os gastos com o transporte até o município têm se tornado um enorme problema.
?O valor cobrado mensalmente pelo transporte está acima do que boa parte dos alunos tem condições de pagar. Muitos dos associados já estão cogitando a hipótese de ter que trancar o curso por não conseguir arcar com as despesas? explica Luciano José da Silva, que cursa jornalismo na instituição.
Além das reclamações devido ao valor das mensalidades, os alunos também contestam a atuação da administração municipal, que não oferece nenhuma ajuda de custo aos estudantes, bem diferente do que acontece nas cidades de Piumhi, Córrego Fundo, Lagoa da Prata, Luz e tantas outras que arcam com boa parte dos gastos com o transporte dos estudantes.
De acordo com a presidente da Associação de Estudantes de Formiga, Daniela Geralda de Araújo, os 99 membros da associação viajam diariamente pela Empresa Nossa Senhora do Carmo, que faz a linha Formiga/Arcos. O problema é que, muitas vezes, a mensalidade paga acaba pesando muito no orçamento dos alunos. ?A culpa não é da empresa. O que ela pode fazer para nos ajudar ela já faz, por exemplo, não cobrar adicional de alunos que precisem ir mais cedo para Arcos por causa de estágio?, esclarece Araújo, que acrescenta. ?Muitos dos membros da associação são carentes e já apresentam dificuldades para pagar as mensalidades cobradas pela empresa. E nunca, em toda a existência da associação, recebemos ajuda da municipalidade. O que queremos é um apoio para que nossa formação superior não fique tão onerosa?.
Alunos egressos da PUC confirmam que essa é uma situação que já perdura por vários anos. ?Na época em que eu frequentava a faculdade, nos foi entregue um formulário para ser passado a uma assistente social, uma vez que tinha sido dito que os alunos com condições financeiras para pagar tanto a faculdade quanto a mensalidade do ônibus não receberiam ajuda de custo?, esclarece uma ex-aluna. ?Ainda assim, nenhuma providência real foi tomada?, encerrou.
Na tentativa de que algo de concreto seja feito, a associação enviou à Câmara Municipal de Formiga um abaixo-assinado, com mais de 90 assinaturas, pedindo que alguma providência seja tomada o mais rápido possível.
Ouvindo a Prefeitura
O secretário de Governo, Sheldon Geraldo de Almeida, esclareceu que, de fato, já está de posse do pedido de providência, porém que ele ainda não foi devidamente analisado. ?O pedido chegou às nossas mãos esta semana. A providência que será tomada a partir de agora é encaminhá-lo para a Secretaria de Educação e Esportes, onde será analisada a viabilidade legal e financeira do projeto, para que uma resposta seja encaminhada aos solicitantes?, explica.

COMPATILHAR: