Um trote considerado violento e racista, aplicado por estudantes de direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), voltou a reacender a discussão sobre o controle desse tipo de prática no ambiente universitário.
Apesar de ser proibida, a recepção dos veteranos aos calouros foi realizada na sexta-feira (15), dentro do campus, no centro de Belo Horizonte. Dessa vez, os alunos utilizaram símbolos que incitavam o racismo e o nazismo, gerando grande polêmica nas redes sociais e entre professores e alunos.
Usuários do Facebook postaram as fotos do trote, que foram compartilhadas, até a noite de ontem, por mais de 6 mil pessoas que faziam críticas aos episódios. Em uma das imagens, uma estudante, pintada de negro e algemada, segurava uma placa que dizia: Caloura Chica da Silva. Em outra, um aluno pintado de vermelho com um bigode igual ao do ditador nazista Adolf Hitler estava amarrado a uma pilastra.
Para o sociólogo Manuel Neto, é preciso adotar medidas mais rígidas de punição. Essa é uma forma de assédio moral e constrangimento grave, ainda mais por ter sido com conotação racista, disse.
A UFMG divulgou nota de repúdio ao ato e informou que vai abrir uma sindicância para apurar os responsáveis, que podem ser punidos com advertência e até exclusão do curso. Apesar de termos seguranças na universidade, é difícil controlar. Proibimos, fazemos campanhas e eventos para receber os calouros, mas, infelizmente, os trotes continuam ocorrendo, explicou a vice-reitora, Rocksane Norton. Segundo ela, até hoje, nenhum um aluno foi expulso da faculdade por praticar trotes, mas apenas advertidos e suspensos.
O professor de direito da universidade Túlio Viana afirmou que a comunidade acadêmica está revoltada com o ocorrido. Todos foram pegos de surpresa por esse fato. Geralmente, esses trotes não são planejados apenas por uma ou duas pessoas, mas por grupos maiores, disse.
Estudantes, professores e funcionários da instituição criaram uma página no Facebook e programaram uma manifestação para as 12h de hoje, no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. O Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP), da Faculdade de Direito, vai se reunir hoje, às 11h30, também para discutir as versões e as reclamações sobre o trote. Ontem, os alunos da faculdade estavam reunidos para discutir o posicionamento do Centro Acadêmico diante do ocorrido.
Ainda na internet, alguns posts defendiam os estudantes que participaram da brincadeira afirmando que os envolvidos são pessoas honestas e decentes. Eles alegavam ainda que ninguém foi humilhado ou forçado a nada.

COMPATILHAR: