Acadêmicos do sétimo período do curso de fsioterapia do Unifor têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula durante o estágio extracurricular em geriatria, realizado no Asilo São Francisco de Assis.
Os estagiários são orientados pela professora Juana Feres Lima, que trabalha no Asilo como fisioterapeuta há mais de 7 anos e atua como supervisora de estágio pelo Unifor há 4 anos. Juntos, eles buscam trabalhar a parte funcional dos internos e trazer mais qualidade de vida para os idosos.
Entre as atividades realizadas pelos estudantes de fisioterapia estão alongamento muscular, melhora da postura e treino de marcha e equilíbrio. Os idosos que têm indicação médica para a fisioterapia são atendidos pelos acadêmicos três vezes por semana, durante três horas por dia. Atualmente são, em média, 40 pacientes.
Segundo a professora Juana Lima, os alunos atuam mais com a terapia manual, com atividades voltadas para a percepção do próprio corpo, a consciência da postura, do movimento, das mudanças no equilíbrio, além de englobar as sensações de movimento e de posição articular, bem como a coordenação motora dos participantes.
Sobre o estágio
O estágio no sétimo período de fisioterapia não é obrigatório, ele é extracurricular. Alguns alunos do quinto período também participam da aula prática no Asilo, mas como estágio observacional. Divididos em pequenos grupos, os alunos, mensalmente, fazem um rodízio ao longo do semestre para oferecerem os serviços aos idosos.
Juana Lima explica que os acadêmicos trabalham com os pacientes de forma individualizada, num primeiro momento, e depois em grupo, para uma maior integração entre eles, sempre buscando a melhora da qualidade de vida dos idosos. Com esse estágio, os internos do Asilo têm mais atendimentos ao longo da semana. ?Melhora o atendimento em si e os alunos acabam aprendendo que cada idoso é diferente. Eles trabalham com as particularidades dos pacientes?, comenta.
Para a acadêmica do sétimo período de fisioterapia, Camila Matos de Oliveira, o estágio é o primeiro contato do estudante com o paciente. ?É muito importante fazer o estágio de forma voluntária, é o primeiro passo para o estágio obrigatório que teremos a partir do oitavo período, além de possibilitar mais aprendizado?.

COMPATILHAR: