O estágio supervisionado é uma das atividades exigidas e constituintes da estrutura curricular do curso de serviço social. O estágio na Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG (Clifor) foi implantado em maio de 2010 e tem por objetivo capacitar o acadêmico para o exercício profissional.
Na clifor, os estudantes, supervisionados pela assistente social e professora Maria Celeste Melo da Cruz, realizam atendimentos por meio de entrevista social, com o objetivo de realizar avaliações socioeconômicas; de elaborar e problematizar os relatórios sociais; de orientar e encaminhar os usuários para a rede sócio-assistencial do município; de realizar reuniões de equipe para estudos de textos relacionados ao cotidiano do assistente social e à política de saúde; e de promover discussões sobre os atendimentos sociais junto a supervisores e estagiários de fisioterapia. Essas atividades visam contribuir para a defesa, ampliação e garantia dos direitos sociais dos usuários que acessam os serviços prestados pela clínica de saúde.
De acordo com a supervisora de estágio, a implantação do serviço social na Clifor tem como finalidade desenvolver discussões e reflexões entre o cotidiano de estágio e a formação profissional, construir propostas interdisciplinares com o curso de fisioterapia, além de beneficiar o usuário com a assistência social.
A coordenadora do curso, professora. Flávia Gonçalves Canesqui comentou sobre a importância do estágio supervisionado na Clifor. A abertura do campo de estágio na Clifor mostra a interdisciplinariedade própria do curso de serviço social, qualificando, ainda mais, os serviços prestados à população, além de proporcionar ao aluno o conhecimento de mais uma área de atuação do assistente social, que é a saúde.

COMPATILHAR: