No dia 21 de agosto, os alunos do 6o período de administração, 2º período de Ciências Contábeis e 4º período de Engenharia de Produção, acompanhados da professora Jussara M. S. R. Oliveira, estiveram em Três Pontas fazendo uma visita técnica à Estrela Brinquedos S.A. Na ocasião, os alunos conheceram o histórico da empresa, área de atuação, o sistema de produção, o sistema de gestão ambiental e as estratégias de marketing adotadas.
Jussara Oliveira contou que, para exemplificar a estratégia de marketing, a Estrela Brinquedos S.A. mostrou o caso de campanhas promocionais como o Leite Elegê, que lançou uma coleção de vaquinhas (ecológica, fashion, musical, mundi, digital, intelectual). ?Essa tática evidencia a estratégia de diferenciação da empresa, buscando agregar valor aos produtos, pois, devido à concorrência de mercado, principalmente dos produtos chineses, a fabricação de produtos personalizados, por meio das campanhas promocionais, mostra-se como um mercado em franca expansão?, explicou a professora.
Os alunos ainda puderam ver outros produtos fabricados em Três Pontas, voltados para o mercado publicitário, como os brindes da Caixa Econômica Federal – os cofrinhos conhecidos como poupançudos. De acordo com o gerente industrial, José Antônio de Almeida, ?a coleção dos poupançudos foi inspirada nas animações do estúdio Pixar e nasceram para chamar a atenção das crianças e de seus pais para a importância de poupar e investir no futuro?.
Atualmente, a fábrica conta com quase 1.000 funcionários na produção em Três Pontas e está sendo instalada uma nova fábrica na cidade de Ribeirópolis, em Sergipe. A intenção da Estrela é aumentar a proporção da produção nacional dentro de seu portfólio. A unidade nordestina deverá atender aos mercados do Nordeste e Norte do país. Por meio da visita, os alunos conheceram também a fabricação de outros brinquedos, como, por exemplo, a boneca Bebê Meu Amor, Minha Bailarina e Tutuca.
De acordo com a professora Jussara Oliveira, Cadastro de Áreas Impactadas pela Atividade Minerária vai até o dia 30 de setembro ?os alunos viram, com mais clareza, a importância dos fundamentos da administração, como valorização da marca, produção, administração de materiais, administração da produção, logística, estreitando a relação entre academia x empresa. O mercado global exige profissionais dotados de conhecimentos múltiplos, capazes de se tornarem diferenciais competitivos nas organizações em que atuam. Estar atualizado e bem informado sobre as novas tecnologias, tendências e conhecimentos sobre as variáveis mercadológicas permite aos nossos futuros administradores, engenheiros de produção e contadores se anteciparem nas decisões que determinam novos rumos às organizações?. Segundo depoimento da aluna, Renata Rodrigues do Nascimento, do 2º período de Ciências Contábeis, ?o resultado foi rico, uma vez que a teoria apresentada em sala foi vivenciada na prática. Especialmente porque foi a primeira visita técnica da turma? , comenta.

COMPATILHAR: