Estudantes de colégios de classe média alta de Belo Horizonte saíram às ruas da capital mineira ontem (11) pela manhã, para protestar contra a corrupção na política e pedir o fim do voto secreto nas votações no Congresso e o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do cargo, o que veio será ?atendido? horas mais tarde, quando o Senador pediu licença de 45 dias de seu cargo..
Segundo a Polícia Militar, a manifestação reuniu 800 pessoas, sobretudo alunos do segundo grau de colégios tradicionais da capital mineira, como Loyola e Santa Dorotéia.
Com roupas pretas, narizes de palhaço e rostos pintados de verde, amarelo e preto, os estudantes percorreram cerca de 1 km entre a praça da Assembléia e a praça da Liberdade. O protesto terminou por volta das 12h e transcorreu sem incidentes –30 policiais do Batalhão de Choque acompanharam a caminhada.
Pegamos a figura do Renan porque ele está no foco da mídia e seria a personificação da corrupção na política, disse Paloma Tonaco, 18, estudante do terceiro ano do colégio Loyola e uma das organizadoras do protesto. Ela estimou em 1.500 o número de participantes do ato.
Durante a manifestação, os estudantes divulgaram um abaixo-assinado intitulado Fora Renan e com ele a corrupção, pelo afastamento do presidente do Senado do cargo. Com a saída do Renan, que os políticos desenvolvam atitudes mais éticas e de mais responsabilidade com os eleitores, disse Tonaco.
Ela afirmou que a idéia do protesto partiu do grêmio estudantil do colégio Loyola, que acionou outros grêmios estudantis. Disse ainda que pelo menos três escolas liberaram os alunos para a manifestação, que também contou com participação de professores.

COMPATILHAR: