Durante o ano de 2011, os estudantes mineiros participaram e se destacaram em diferentes competições. Na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), por exemplo, a aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, em Pirajuba, Maria Clara Mendes Silva, conquistou mais uma vez a premiação máxima. A estudante que coleciona vitórias faturou a medalha de ouro na olimpíada. Segundo Maria Clara a premiação veio para coroar o ano. ?Fiquei muito feliz com os resultados que obtive em 2011, participei de muitas competições que auxiliaram no meu aprendizado e complementaram o que a escola ensinou?.
Em 2011, Maria Clara também conquistou medalhas em competições internacionais. Na Olimpíada Ibero Americana de Matemática, realizada na cidade de San José, Costa Rica, a estudante faturou medalha de prata. Já na Olimpíada Internacional de Matemática, realizada na Holanda, Maria Clara conquistou medalha de bronze. A estudante também ganhou em 2011 menção honrosa na Romanian Master in Mathematics, competição que convoca apenas os melhores países do mundo em competições que envolvam o raciocínio lógico.
Não é apenas na disciplina de Matemática que os estudantes da rede estadual de ensino se destacam, nos concursos de redação eles também dão um show de participação e de conquistas. O aluno do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Novo Horizonte, no município de Ataléia, Arthur Scárdua, foi o primeiro colocado no ?5º Concurso de Desenho e Redação?, da Controladoria Geral da União (CGU). Arthur produziu uma redação na qual falava que todo o cidadão tem dois papéis fundamentais: o de votar e o de fiscalizar.
Já o aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Francisco Menezes Filho, em Belo Horizonte, Hernann Forattini de Macedo, foi dos seis estudantes brasileiros que venceu o Concurso Histórico Literário Caminhos do Mercosul 2011? e ganhou como prêmio uma viagem para o Paraguai.
Para o estudante, que escreveu uma poesia de 13 páginas sobre o papel das mulheres na luta pela independência do Paraguai, o intercâmbio cultural serviu para que ele pudesse interagir com outras culturas. ?A viagem foi muito linda, eu acabei aprendendo a falar espanhol e ensinei o português. A oportunidade me ajudou na forma de diálogo, porque tive contato com todas as nações aprendi a cultura dele e eles aprenderam a minha?, afirma Hernann.
Os estudantes mineiros também foram destaque no concurso de redação ?Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas?, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Foram premiados 94 estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas. Os alunos premiados receberam um notebook e vão ter suas redações publicadas em livro que será editado pela ALMG.
A equipe Blecaute Uai, formada por alunos de nove escolas da rede estadual de ensino, também se destacou durante este ano. A equipe se classificou participar do Torneio Nacional de Robótica, que está marcado para acontecer em março de 2012, em São Paulo.
Servidores também se destacaram em concursos
A professora de História, Geanne Paula de Oliveira Silva, conquistou o 1º lugar do Concurso de Monografias ?Prêmio Casa de Rui Barbosa 2011?. A educadora que integra o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo ? Alto Paranaíba, concorreu com o trabalho ?A revista e a propaganda: Ilustração Brasileira e o Estado Novo?. Em sua pesquisa, a docente analisou 104 edições da revista ?Ilustração Brasileira? e avaliou a propaganda do governo de Getúlio Vargas no período do Estado Novo. O prêmio oferecido pela Fundação Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério da Cultura, destina-se a monografias realizadas a partir dos acervos bibliográficos e arquivísticos que se encontram na instituição.
Já os servidores da Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio, Rilton Rocha Vindilino e Júlia Drumond Campos e Silva conquistaram o 3º lugar, na modalidade A, que contempla experiências e ideias inovadoras implementáveis, da 6ª edição do ?Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais?. Com o projeto ?Alunos em rede: Ambiente virtual de aprendizagem para alunos do Ensino Médio da rede estadual de educação?, projeto prevê a criação de uma ferramenta on-line em que os alunos do ensino médio da rede estadual possam ter contato com os outros estudantes e professores do sistema criando assim um ambiente complementar ao fornecido em sala de aula.
O analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei, Bruno de Sena Leocadio, também foi destaque no concurso organizado pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Ele conquistou menção honrosa na modalidade B, que é dedicada a experiências e iniciativas de sucesso implementadas ou em processo de implementação a partir de conhecimento e/ou experiências do servidor.

COMPATILHAR: