Uma aluna do curso de engenharia civil e um acadêmico do curso de engenharia ambiental e sanitária do Unifor-MG participaram de um concurso em Belo Horizonte denominado A Ponte – Minas. O concurso diz respeito à avaliação de um protótipo de uma ponte ? construído com palitos de picolé de madeira e cola branca ? que deve resistir a uma carga crescente, para análise do desempenho de sua estrutura.
A acadêmica do 1º período do curso de engenharia civil, Gleyse Aparecida da Silveira, quando ficou sabendo do concurso do evento Construir Minas, em Belo Horizonte, resolveu que seria uma grande oportunidade de ver os conhecimentos da engenharia civil aplicados. Para concorrer, era necessário formar uma dupla, por isso, Gleyse convidou o aluno Robson Custódio Leão, do 9º período do curso de engenharia ambiental e sanitária.
Segundo os alunos, quando obtiveram, por meio dos coordenadores dos cursos, auxílio do Unifor-MG para ajudar nos custos da viagem e estadia, iniciaram os cálculos e experimentos, sob a orientação do professor. José Luiz Giarola Andrade, que os auxiliou em todos os aspectos, inclusive no arranjo geométrico da ponte.
Ao término do evento, o alunos foram procurados pelos organizadores que elogiaram o trabalho deles e fizeram questão de que eles voltem no próximo ano, pois a ideia exposta por eles não tinha sido explorada anteriormente.
A coordenadora do curso de engenharia civil, professora Christiane Pereira Rocha, que esteve com eles na Feira Construir Minas no dia da montagem da ponte, destaca a importância da participação dos alunos em eventos dessa natureza para que possam estudar e implantar os conhecimentos adquiridos, além de levar o nome do Unifor-MG e incentivar os demais alunos. A coordenadora ressalta ainda a importância do auxilio dado pelo professor José Luiz Giarola aos acadêmicos.
Os alunos destacaram o apoio recebido pela Instituição. ?Agradecemos ao Unifor-MG, por meio dos coordenadores dos cursos de engenharia civil e engenharia ambiental e sanitária, professora Christiane Pereira Rocha e professor Leyser Rodrigues Oliveira, respectivamente, que sempre apoiaram nossas ideias e criações. Ao professor Giarola, um sábio e amigo, que em nenhum momento se ausentou, oferecendo-nos, com toda gentileza, seu bem mais precioso, o conhecimento?.

COMPATILHAR: